Em sua 5ª exibição na TV, ‘O Cravo e a Rosa’ é sucesso mais uma vez

Marcos Pitta

0
97
Sucesso - Sendo exibida pela 5ª vez na televisão, ‘O Cravo e a Rosa’ registra recordes de audiência nas tardes da Globo.

Em dezembro de 2021, a TV Globo resolveu apostar em mais um horário de reprise à tarde e escolheu o clássico ‘O Cravo e a Rosa’, de Walcyr Carrasco para estrear a nova faixa. Desde então, a emissora ganha com folga das concorrentes quando o assunto é audiência. Nos últimos capítulos exibidos, a trama protagonizada por Adriana Esteves e Eduardo Moscóvis chegou a atingir a marca dos 19 pontos, dez a mais que o registrado um ano atrás, quando neste horário, a emissora exibia a Sessão da Tarde ou programas que não deram certo como o ‘Se Joga’. Por vezes, a trama marca mais pontos do que a novela em cartaz no ‘Vale a Pena Ver de Novo’, ‘A Favorita’ e encosta na novela das 18h ‘Além da Ilusão’.

O curioso é que esta é a quinta exibição da novela desde sua estreia em 2003. Só na Globo, a trama está em sua terceira reprise. Em 2019, o Canal Viva também reexibiu a trama com grande sucesso de público. A fórmula de Carrasco realmente funciona quando se trata de folhetim. Nem de longe a Globo preocupa-se com o fim desta história e a novela vem sendo exibida praticamente na íntegra.

Rumores sobre uma possível substituta começam a circular, tendo em vista que o público comprou a ideia de assistir novela neste horário. ‘Cabocla’, de Benedito Ruy Barbosa é uma das favoritas e pode ganhar sua terceira reexibirão. Esta escolha poderia ser o gancho do sucesso de ‘Pantanal’ do mesmo autor, também por ser uma trama rural, mas se a emissora quiser continuar com gênero mais cômico para o horário, ‘Chocolate com Pimenta’, também de Carrasco, pode entrar na fila. O jeito é aguardar. O que se sabe, no entanto, é que a novela a ocupar esta faixa será uma história das 18h ou 19h.

Mudanças

Ainda falando em Walcyr Carrasco, houve mudanças no comando de sua próxima novela das 21h. Com título provisório de ‘Terra Vermelha’, a trama contava com direção de Amora Mautner, parceira do autor em ‘A Dona do Pedaço’, último sucesso das 21h e ‘Verdades Secretas 2’, sucesso estrondoso no streaming. Alguns críticos de TV veicularam que houve briga entre os dois e que Carrasco culpa Mautner pelas críticas negativas à segunda temporada da história de Angel, no Globoplay. Agora, a direção da novela das 21h, com previsão de estreia para 2023, está nas mãos de Luis Henrique Rios, atual diretor de ‘Além da Ilusão’, fazendo sua estreia no horário nobre.

Se isto for mesmo verdade…

Se Carrasco e Mautner realmente romperam laços por conta das críticas à segunda temporada de ‘Verdades Secretas’, a culpa, nem de longe, é da diretora. A direção da novela ficou impecável, a paleta de cores, trilha sonora, figurino, filtros e toda a marcação foi muito bem explorada por Mautner, agradando uns e desagradando outros. Mas, no final das contas, em nada se atribui culpa a ela. O erro foi terem investido na segunda parte de uma história que já estava finalizada. Carrasco não tinha ideia para desenvolver mais capítulos, a novela ficou ruim, o roteiro não se sustentou, a trama simplesmente não tinha história.

Publicado na Gazeta de Bebedouro – Edição 10.672, sábado a terça-feira, 4 a 7 de junho.