Enfim, futebol

0
503

Obviamente que todos nós temos o direito de tirar férias e descansar, inclusive os jogadores de futebol, mas que eu conto os dias para os campeonatos estaduais e nacionais retornarem, isso não tem como negar. Na verdade, enquanto no Brasil os jogadores têm férias no fim do ano, na Europa a época de descanso é no meio do ano, então sempre tem um jogo ou outro para assistir.
Neste último final de semana tivemos os inícios dos campeonatos estaduais, e mais uma vez o paulistão é, sem dúvidas, o mais difícil entre todos. Os quatro grandes começaram bem e venceram seus jogos, mas times como Red Bull Brasil e Audax certamente darão muito trabalho para os medalhões.
Em breve também teremos o início da Taça Libertadores da América e da fase de oitavas de final da Champions League. Vai ter jogo para todos os tipos de gosto, desde o jogo pegado dos campeonatos da América do sul, até os ofensivos e clássicos jogos entre os times europeus.
O destaque desse início de temporada fica por conta do craque Zé Roberto, contratado pelo Palmeiras em sua reformulação de elenco. O veterano jogador, que na minha opinião foi a melhor contratação feita entre os clubes brasileiros, é um cara muito agregador e que certamente dará muitas alegrias aos torcedores palmeirenses. Na vitória do Verdão por 3×1 em cima do Audax, Zé Roberto fez um discurso prévio nos vestiários, que foi filmado e ganhou as redes sociais. No vídeo, o agora capitão do elenco verde mostra que além de ser um craque com os pés, também tem o dom da oratória, incentivando os companheiros de uma forma de arrepiar qualquer torcedor.
Sempre fui muito fã do jogador, desde os tempos que defendia as cores da Portuguesa, clube que o revelou para o mundo do futebol. No Brasil já vestiu as camisas de Flamengo, Santos, Grêmio e agora do Palmeiras. Na Europa já defendeu as cores do Real Madri, Bayer Leverkusen, Bayern de Munique e Hamburgo. Também jogou uma temporada no mundo árabe, quando vestiu a camiseta do Al-Gharafa.
Zé Roberto também jogou na Seleção Brasileira, tendo participado de duas conquistas de Copa América e de Copa das Confederações. Disputou também as Copa do Mundo de 1998 (vice-campeão) e 2006, e apesar da campanha frustrante da Seleção Brasileira, Zé Roberto destacou-se como um dos melhores do torneio, fazendo inclusive parte da Seleção da Copa, eleita pela FIFA. Em 2007, quando estava no Santos, foi convocado para a disputa de mais uma Copa América, mas acabou recusando o convite, optando por encerrar seu ciclo na seleção.
Sem dúvidas Zé Roberto fará uma grande diferença no Palmeiras, e o time, capitaneado pelo craque, certamente mostrará em campo o porquê de ser um dos favoritos a conquista de títulos nos torneios que disputar.
Aos torcedores palmeirenses resta curtirem essa temporada, para acalentar o sofrimento porque passaram em 2014.

Publicado na edição nº 9801, dos dias 3 e 4 de fevereiro 2015.