O Globoplay estreou nesta semana, a segunda temporada de ‘Os Outros’, série de grande sucesso no ano passado, vencedora de diversos prêmios e responsável por entregar atuações de primeira linha, com grande destaque para Adriana Esteves que, inclusive, volta nesta segunda leva de episódios.
A série dirigida por Luísa Lima e escrita por Lucas Paraíso atrai por sua narrativa extrema. O autor consegue colocar seus personagens no ponto mais extremo de suas emoções e os atores entregam o que pede o texto. A direção é a grande chave para tudo isto funcionar e o público é o grande beneficiado. Uma produção de primeira, a melhor produzida no ano passado, sem dúvidas, mas que deixa uma questão: precisava mesmo de uma segunda temporada?
Tudo que é sucesso, o público vicia e pede mais, isto é fato. Série, por sua vez, diferente das novelas, permite que se tenham mais temporadas. No entanto, ‘Os Outros’ é tão bem feita, tão bem escrita e tão bem amarrada que se pararmos bem para pensar, seria melhor deixa-la só com uma temporada. A primeira leva de episódios é tão gloriosa que existe a coisa mais tenebrosa de todas para uma continuação: a expectativa.
É óbvio que a segunda temporada colocou altas expectativas em todos. No autor; na diretora; no elenco que sobreviveu para continuar; nos novos atores e atrizes que integraram o elenco (afinal, quem não quer entrar para um sucesso?); nos executivos e, principalmente, na audiência.
Tanta ansiedade pode ter resultado igual ao da série, levar tudo ao extremo. Integraram, nesta segunda temporada, nomes de peso e o assinante que já pode conferir os três primeiros episódios no Globoplay, se depara com Sérgio Guizé, Mariana Nunes, Letícia Colin, Luis Lobianco e Walderez de Barros, além dos veteranos, Adriana Esteves, Tomás Aquino, Antônio Addad, Eduardo Sterblitch, Gi Fernandes. O elenco é viciante, é convidativo e este é um dos pontos positivos de se continuar a história, a aposta em grandes nomes.
O fato é que a primeira temporada encerrou com gancho, precisa de finalização e é por isto que alguns personagens voltam. O desaparecimento de Marcinho é o foco do começo desta nova leva de episódios, enquanto o público vai conhecendo os novos moradores do novo condomínio e se adaptando a eles.
Podem parecer, no começo, uma correria desnecessária de apresentação e uma enrolação compreensível de continuar a história de onde parou. Acredito que tudo faça parte de um jogo arriscado de autor e diretora. Apesar disto, há a curiosidade e quem já assistiu os três primeiros, certamente quer o quarto, quinto e sexto.
Seria, talvez, menos arriscado, apostar em uma nova história com a mesma premissa. A de vizinhos que vão ao extremo e à falta de diálogo, mas isto precisaria ter sido pensado na primeira temporada, para que ela tivesse um fim. Como não foi o caso, há a necessidade de continuação, o que não é errado. É série. Séries podem continuar. E ‘Os Outros’ vai. Inclusive, a terceira temporada já está certa. Se liga no Globoplay que tem mais uma grande produção brasileira disponível lá.
Publicado na edição 10.867, de sábado a terça-feira, 24 a 27 de agosto de 2024 – Ano 100