Feche os olhos

0
9
Família – Murilo Benício e Débora Falabella são Adriano e Isabel e também suspeitos de um grave crime. Na foto, estão ao lado das filhas, interpretadas por Julia Svaccina e Marcela Fetter. (Estevam Avellar-Rede Globo)

A Globo já disponibilizou no Globoplay todos os episódios de ‘Se Eu Fechar Os Olhos Agora’, série em 10 episódios que estreia na segunda (15), na faixa das 23h. O primeiro episódio está simplesmente divino, com atuações impecáveis, texto bem escrito e direção que deixa qualquer um sem palavras. O destaque vai para Débora Falabella e Mariana Ximenes que dão verdadeiro show de interpretação, ao lado dos também gigantes Murilo Benício e Gabriel Braga Nunes.

Feche os olhos 2
Por falar em destaque, a história é conduzida pela voz instigante do grande Milton Gonçalves, no futuro, contando o que aconteceu quando ele era criança e presenciou um assassinato. Por falar nisso, as duas crianças da série João Gabriel D’Aleluia (papel de Milton Gonçalves) e Xande Valois roubaram a cena com os dois pequenos que bancam os detetives, na tentativa de descobrir o verdadeiro assassino ou assassina de uma bela jovem.

Feche os olhos 3
A série é tão boa que tudo chama atenção. Os figurinos são impecáveis e o cuidado da direção artística em retratar a época em que a história se passa (1961) fica claro em cada cena. A fotografia é completamente pensada para o período em que a história se passa e remete ainda a uma frieza dos personagens, todos suspeitos de um crime, todos escondendo segredos e angústias. A fotografia é apagada, fria e que, por vezes, mistura algumas cores mais quentes e efeitos de iluminação, que instigam o telespectador a comprar o mistério que a narrativa vende. Brilhante roteiro de Ricardo Linhares e excelente direção artística de Carlos Manga Jr.

Quem matou?
O último recurso para tentar salvar ‘O Sétimo Guardião’ está sendo o famoso ‘Quem Matou?’ mistério que sempre costuma reunir mistérios nas novelas até seu último capítulo. Aguinaldo Silva começou a dar desfechos trágicos aos guardiões da fonte milagrosa da novela das 9. Primeiro, o delegado Machado (Milhem Cortaz) foi encontrado morto, agora o mendigo Feliciano, personagem de Leopoldo Pachedo. A próxima vítima será Milu (Zezé Polessa) e, depois, a cafetina Ondina, papel de Ana Beatriz Nogueira. Na sequência, restam o padre Ramiro, Ailton Graça e o médico Aranha (Paulo Rocha).

Quem matou 2?
O fato é que a novela precisa logo chegar ao fim. Nem a direção bem elaborada de Rogério Gomes está salvando a novela que se perdeu completamente. Personagens sem função estão morrendo aos poucos na narrativa. O que se espera é que, pelo menos, o autor não decepcione na revelação do assassino ou assassina. Vamos firme que ainda tem um mês inteirinho de história pela frente.

Quem matou 3?
Aliás é preciso reconhecer que as cenas das mortes dos guardiões estão sendo bem escritas e dirigidas. Flávia Alessandra, em seu melhor momento na novela, emocionou quando se despediu do marido encontrado morto. O Padre Ramiro encontrou Feliciano sem vida na escadaria da igreja e a sonoplastia com a fotografia da cena foi de arrepiar. Méritos da equipe talentosíssima de Rogério Gomes, que não brinca em serviço.

Em alta
Ela só tem 16 anos e é sucesso absoluto, Maisa Silva já era querida, agora está com a bola toda. Ao estrear seu programa solo no SBT, a jovem bateu a Globo na audiência e agora consegue consolidar-se com o segundo lugar quase que todo sábado à tarde. Agora, para o programa de sábado (13), a adolescente entrevistou o atleta mais rápido do mundo Usain Bolt. É a primeira entrevista internacional do talk show de Maisa. É… pode parecer só mais um programa da televisão brasileira, mas é uma jovem de 16 anos e isso não é para qualquer um.

No horário errado
Todo mundo já sabe que Duca Rachid e Thelma Guedes são mestres quando o assunto é novela boa. A dupla já conquistou a estatueta do Emmy Internacional de melhor novela com ‘Joia Rara’ em 2014. Agora, as duas estrearam ‘Órfãos da Terra’, mais uma vez no horário das 18h e estão arrebentando. A história é ótima, tem uma narrativa que atrai, elenco de peso e uma direção de dar inveja. Em uma comparação não muito difícil, daria para trocar a novela das seis pela das nove, tranquilamente. Potencial tem.

Emmy Internacional
A Globo exibiu entre 2017 e 2018, ‘Malhação-Viva a Diferença’ e conquistou na terça-feira (9), o Emmy Kids Internacional na categoria ‘Melhor Série’. O diretor Paulo Silvestrini e o autor Cao Hamburguer receberam a estatueta em Cannes, na França. Com essa, a Globo acumula 17 prêmios Emmy Internacional com suas produções.

Valorizando o rádio
A jornalista Heire Montagner e o cantor Rafael Valverde estrearam na sexta-feira (5), o programa ‘Sextou’ na Rádio Bebedouro. A ideia dos dois jovens é de se admirar, afinal, está cada vez mais difícil atrair o público jovem para o rádio, considerado por muitos como um veículo ultrapassado. Montagner e Valverde ousaram, quando escolheram o rádio para falar com os jovens e apresentar temas tão diversos e descontraídos, possibilitando até a interação dos ouvintes com eles, ao vivo, através das redes sociais. A ideia é sensacional e o programa tem tudo para agradar. Além do mais, valoriza um meio de comunicação tão importante para nossa história. Parabéns mais uma vez e boa sorte.

(…)

Publicado na edição 10386, de 13, 14 e 15 de abril de 2019.