Feira das oportunidades

0
163

Luiz Gonzaga Bertelli

No cenário de crise política e econômica que culminou até mesmo no afastamento da presidente Dilma Rousseff, os jovens são a parcela da população mais prejudicada. Com o desemprego galopante – que já atinge dez milhões de pessoas –, as oportunidades para a inserção no mercado de trabalho ficam cada vez mais escassas. O CIEE, com a experiência de 52 anos abrindo as portas do futuro para a capacitação prática de jovens, acredita que o estágio e a aprendizagem é o instrumento capaz de romper às dificuldades encontradas no mercado. Primeiro, porque os empresários entendem que épocas de crise passam e a demanda por mão de obra qualificada pode crescer a qualquer momento. E quem não estiver preparado pode ficar ultrapassado. Segundo, porque as empresas investem na formação dos jovens e vão querem colher frutos mais à frente. É por isso que as estatísticas mostram altas taxas de efetivação de estagiários e aprendizes após o término dos programas.
Os jovens terão, no próximo fim de semana, uma oportunidade ímpar para se informar e, quem sabe, encontrar uma vaga no mercado de trabalho. Na sexta (20), sábado (21) e domingo (22), será realizada no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera a 19.ª Feira do Estudante – Expo CIEE 2016, que vai oferecer 7 mil vagas – 5 mil para estágio e 2 mil para aprendizagem, em empresas, órgãos públicos e entidades do Terceiro Setor. Para isso, basta que o jovem faça seu cadastro no estande do CIEE. Se houver vagas com o seu perfil, já poderá sair de lá com o encaminhamento para um processo seletivo.
Na feira, os visitantes também terão a oportunidade de acompanhar 100 palestras com especialistas em diversas áreas que vão abordar temas significativos para a formação profissional dos jovens. Nas oficinas capitaneadas pelos instrutores do CIEE, simulações de dinâmica de grupo e exercícios para orientação profissional. Na área cultural, a Expo CIEE traz shows com artistas da cultura pop e do rap, como Thaíde, um dos precursores do movimento Rap no Brasil. Além disso, 80 expositores vão mostrar uma gama serviços para os estudantes em estandes de universidades, escolas de idiomas, agências de intercâmbios, bancos, entre muitos outros. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo portal CIEE (www.ciee.org.br). A cada ano, a Feira do Estudante é uma grande festa que o CIEE proporciona, com o carinho e responsabilidade de quem já encaminhou mais de 16 milhões de jovens para o mercado de trabalho.
(Colaboração de Luiz Gonzaga Bertelli, presidente do Conselho de Administração do CIEE e do Conselho Diretor do CIEE Nacional).

Publicado na edição nº 9988, de 21, 22 e 23 de maio de 2016.