Gazeta Multimídia

0
2165

Para acompanhar os novos tempos, a Gazeta de Bebedouro está introduzindo entre seus serviços, novos formatos de comunicação, fazendo uso da tecnologia, de seu site de notícias e de suas mídias sociais. O Podcast Gazeta de Bebedouro, cuja primeira versão foi disponibilizada desde quarta (10), irá trazer resumo das notícias de cada edição impressa/eletrônica. Também estamos produzindo vídeos com trechos das entrevistas da semana ou de coberturas factuais. E por fim, a prestação de serviços, que esses tenderá para divulgação desde vagas de emprego a avisos de interesse da população. A Gazeta quer com isso, fornecer notícias produzidas por jornalistas profissionais, garantindo aos bebedourenses, veracidade e responsabilidade nas abordagens, além da confiança e dar credibilidade, valores inegociáveis que identificam este veículo de 96 anos.

Em alta

No 1º dia de vacinação dos idosos no Sambódromo, o prefeito Lucas serem foi conferir de perto a oferta dos imunizantes aos quase centenário bebedourenses. E fez questão de cumprimentar e desejar saúde à dona Eunice Simões, reconhecida na cidade por tantos feitos. A emoção estava no ar.

Homenagem 

Parabéns, parabéns e parabéns ao eterno professor senhor Augusto Santin pelos 91 anos, comemorados em petit comitê com filhos, alguns netos e bisnetos, nesta semana. Saúde é o que mais lhe desejamos e que logo, logo, volte a frequentar a roda de conversa em frente à banca dos jornais do senhor Nacamura,

Frase da semana

“Não há nada tão inútil quanto fazer com grande eficiência algo que não deveria ser feito”.

Peter Drucker (1909-2005), escritor, professor, considerado o pai da administração moderna.

Sem ilusões

O presidente da Câmara, professor Jorge Cardoso ,na sessão de segunda (8), falou dos efeitos colaterais da aprovação por seus companheiros, do empréstimo ao Banco do Brasil dos quase R$ 13 milhões a serem empregados em várias aquisições de muitos departamentos municipais. Chamou de politiqueiros aos que quiserem minar a confiança que os novos ocupantes da Casa têm no agora Presidente. Seu discurso foi rígido e colocou os pingos nos is. Só não entendeu quem saiu antes.

Sem ilusões 2

Segundo o professor Cardoso, não se falava de outra coisa na cidade, senão a sessão de 1º  de fevereiro e que por todos os lugares por onde passou, 90% das pessoas ler disseram, “Parabéns à Câmara Municipal que parou com essa mania de fazer politicagem”. E acrescentou, “fiquei muito feliz e bem diferente do que disseram os cometeiros, os politiqueiros pagos ou com perspectivas de, no futuro, receberem troca por alguma coisa, eu tenho a consciência tranquila pela forma como conduzi a última sessão. Para estas pessoas, como disse o nobre colega vereador João Vítor, a melhor resposta é o silêncio… mas é preciso entender, João Vitor, que este tipo de gente não vai desistir e ficará durante muito tempo atacando. E chamo a atenção para o seguinte, àqueles que estão na política há pouco tempo, se você faz a vontade, é herói. É preciso cuidado e não ficar vaidoso. Porque amanhã, no primeiro momento em que você se posicionar contrariamente, será chamado de traidor e etc. Estas pessoas vivem conforme suas necessidades. Estas pessoas mudam conforme seus interesses e sua necessidade, é impressionante”.

Sem folia

A Prefeitura de Bebedouro informou que não serão pontos facultativos as datas reservadas no calendário para o carnaval deste ano. Todos os expediente seguirão normais nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, nas repartições e serviços públicos. Tudo por causa da pandemia e para conter o avanço do vírus que tem se mostrado bem à vontade nas rodas e pronto para contaminar os incrédulos.

Rastilho de pólvora

Alastramento de fake news ligada à política é três vezes mais rápido, segundo estudo realizado pelo MIT ( Instituto de Tecnologia de Massachusetts) que apontou que as notícias falsas se espalham 70% mais rápido do que as verdadeiras e alcançam muita gente. Os cientistas analisaram mais de 126 mil postagens replicadas por cerca de 3 milhões de pessoas no Twitter, entre 2006 e 2017. Esse foi o maior estudo já realizado e seu resultado foi publicado na revista Science.

Rastilho 2

Ainda segundo estudo, a postagem verdadeira atinge, em média, mil pessoas, enquanto as fake news podem chegar a 100 mil pessoas. Se a notícia falsa for ligada à política, o alastramento é três vezes mais rápido. Uma das conclusões é que os robôs aceleram a disseminação de notícias verdadeiras e as fake news na mesma intensidade. Isso significa que a disseminação de fake news é feita por pessoas que não se preocupam com a fonte de informação e são induzidas a compartilhar conteúdo, gerando maior alcance.

Rastilho 3

O perfil de pessoas que espalham notícias falsas também surpreendeu os pesquisadores. Elas têm menos seguidores, seguem menos gente, são menos ativas estão no Twitter há menos tempo. O estudo identificou ainda que, normalmente, as mensagens falsas inspiram medo, desgosto e surpresa, enquanto notícias verdadeiras trazem expectativa, tristeza ou alegria.

Prorrogado 

O Imesb prorrogou as inscrições para seu vestibular até 19 de fevereiro e os candidatos podem escolher o dia e o horário para fazer a prova individual, que é composta de uma redação. Com inscrições gratuitas para o cinco cursos disponíveis: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito e Engenharia Agronômica. O resultado sai em dois dias.

Idosos em convivência

O Centro Dia do Idoso só deve retomar suas atividades no segundo semestre, depois de efetivadas as vacinações nessa faixa prioritária. A Promoção Social promete colocar em prática novas propostas, cujas decisões foram tomadas pela gestão, em parceria com familiares e responsáveis dos idosos. As atividades serão realizadas de forma presencial e online, na residência do idoso com apoio dos familiares ou in loco com cuidadores do Centro Dia.

Todos juntos

Alguns departamentos e coordenadores municipais unem-se contra o famigerado mosquito da dengue. O objetivo em comum a eliminar os criadouros e conter a disseminação do Aedes a aegypt, mas também os animais peçonhentos, como baratas, ratos e escorpiões. Foram definidas soluções para esses problemas de saúde pública, começando pela eliminação de possíveis focos de vetores em prédios residenciais e comerciais, margens de rios, encostas e terrenos com o mato alto. E mais notificações e autuação para proprietários em infratores, e orientação ao público.

Pós vacina 

As cantoras Gal Costa e Maria Bethânia prometem apresentar-se no festival Coala, em setembro, depois que a vacinação no Brasil for um fato. “Acho muito simbólico nós duas cantando, aos 75 anos, para uma plateia tão jovem e interessada na gente”, disse Gal para coluna Radar da Veja. Boa Notícia.

Publicado na edição 10.554, de 13 a 16 de fevereiro de 2021.