Governo se dispõe a criar LEC de R$ 80 mi para escoamento da safra de laranja

0
259

Aconteceu na sexta-feira (29) em Brasília, reunião entre representantes da Associtrus, Alicitrus, Faesp, Sociedade Rural Brasileira e CitrusBr com o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, José Carlos Vaz para discutir os problemas enfrentados pela citricultura. Segundo a Associtrus (Associação dos Citricultores) o encontro foi animador e o governo mostrou-se disposto a apoiar todas as medidas para o escoamento da safra de laranja 2012/2013, incluindo a criação de uma nova LEC, no valor de R$ 80 milhões para cada empresa. “Estamos satisfeitos com o posicionamento do governo que, até então, se mostrava neutro nas negociações. As medidas sugeridas pelo secretário José Carlos Vaz condicionam os benefícios ao cumprimento de ações efetivas por parte das indústrias”, ressalta o presidente da Associtrus, Flávio Viegas.
Em contrapartida, as processadoras precisam assegurar a ampliação da compra de frutas. O secretário-adjunto da Secretaria de Agricultura de São Paulo, Alberto Macedo, também se comprometeu a estudar alternativas que garantam o escoamento da safra.
O preço que será pago pela caixa de 40,8kg de laranja e a adesão ou não das medidas apresentadas pelo governo deverão ser definidas na segunda-feira (9).

 

Publicado na edição n° 9422, dos dias 7 a 11 de julho de 2012.