História

0
177
Educandário, rumo aos 60 anos em 2018. (Divulgação/Educandário)

Fundado em 6 de fevereiro de 1958, por frades da ordem dos frades menores vindos em missão da Itália, o Educandário Santo Antônio de Bebedouro, obra social da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus, localizado em Bebedouro, é uma entidade civil, sem fins lucrativos que surgiu em forma de orfanato.
Em 1974, o atendimento de internato mudou para semi-internato, passando a oferecer aos educandos, apoio socioeducativo, com atividades extracurriculares no contraturno escolar.
Em 1978, iniciou o atendimento em período integral, passando a oferecer também Educação, iniciando-se pela Educação Infantil e ampliando seu atendimento, implantou o Ensino Fundamental e Médio, gradativamente, chegando a atender 550 crianças e adolescentes diariamente.
Em 2010, ao completar seus 52 anos de fundação, devido a necessidade da época e cenário financeiro, se viu na emergência de um redimensionamento estratégico, reduzindo seu atendimento para 275 crianças e adolescentes.
Atualmente, o Educandário atende gratuitamente em período integral, 275 crianças e adolescentes de 4 a 14 anos, em situação de pobreza e iniqüidade, vulneráveis a riscos sociais e às violações de direitos. É oferecido também atendimento a 200 famílias desses educandos, visando o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e o desenvolvimento pessoal e profissional. O público é selecionado de acordo com o grau de vulnerabilidade social e risco, seguindo critérios da PNAS (Política Nacional de Assistência Social).
A proposta pedagógica do Educandário Santo Antônio está pautada nos princípios franciscanos – formação humana e integral do individuo – e tem como missão promover a formação do ser humano e a construção da cidadania, produzindo, sistematizando e socializando os saberes científico, tecnológico e filosófico do indivíduo como ser social.

(…)

Leia mais na edição nº 10155, de 22, 23 e 24 de julho de 2017.