Isolamento de Bebedouro cai para 49% no final de semana

No sábado e domingo, cidade registrou menores índices, desde o início do levantamento estadual.

0
181

Dois novos casos positivos da Covid-19 foram registradas em Bebedouro, neste final de semana, de acordo com Boletim da Vigilância Epidemiológica desta segunda-feira (18). Sobem para 37 os casos confirmados na cidade, sendo 26 de Bebedouro e 11 são moradores da microrregião, diagnosticados em hospitais locais.

Os pacientes com diagnóstico negativo subiram para 154, sendo 125 de Bebedouro e 29 da região. Ainda de acordo com o boletim, cinco pessoas aguardam resultados, duas delas, da região.  Outros 25 estão recuperadas do novo coronavírus. No total, desde 17 de março, quando os primeiros casos suspeitos apareceram, 196 notificações foram registradas.

Há uma internação na enfermaria do Hospital Municipal e uma internação grave, em UTI (Unidades de Terapia Intensiva), na Unimed, segundo este levantamento.

A cidade mantém um óbito registrado em Bebedouro, na quinta-feira (14), de acordo com a Secretaria de Saúde. A mulher estava hospitalizada em Barretos, onde passava por tratamento contra câncer. Internada no Hospital São Judas Tadeu, a paciente apresentou sintomas da Covid-19 e foi a óbito. O resultado positivo foi anunciado dias após sua morte. Apesar de o falecimento ter ocorrido em Barretos, é contabilizado em Bebedouro, por ser residente na cidade. Não há registro de mortes em hospitais de Bebedouro.


Índice de isolamento

O Simi-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente), que contabiliza o índice de isolamento das cidades paulistas com população acima de 70 mil habitantes, aponta que, no final de semana, o isolamento em Bebedouro caiu e a cidade deixa de ocupar o ranking das 20 cidades com maiores índices do estado.

Segundo o Simi-SP, na sexta-feira (15), Bebedouro havia registrado 54% de isolamento, assim, como no dia anterior. Porém, as quedas passaram a ser registradas nos dias seguintes. No sábado, com o comércio funcionando apenas meio período, das 9h às 13h, a cidade teve índice de 47%, o menor já registrado, desde o início do levantamento.

Já no domingo (17), diferente de semanas anteriores, em que a taxa chegou a 70% e 71% aos domingos, o isolamento em Bebedouro ficou em 49%.

Comparada a outras seis cidades da região, acompanhadas pela Gazeta, de sexta a domingo (15 a 17), Bebedouro, que sempre ocupava a liderança, ficou atrás de quatro delas. Jaboticabal e Ribeirão Preto, que já estiveram no fim da tabela, subiram para o topo: Em Jaboticabal, o isolamento variou entre 42% e 52%; já Ribeirão, de 38% para 51%.

Em Sertãozinho, a taxa ficou entre 47% e 50%, enquanto Matão, passou de 41% para 50% nos três dias. São José do Rio Preto teve variação do índice de 38% para 49%. Barretos é a última, passando de 44% para 45%.