Jovens de outro mundo

0
88

Ainda há rapazes e moças que optam pela vida religiosa em pleno século XXI.

Manhã de domingo (24), Ginásio Sérgio Baptista Zacarelli, dois jovens serão ordenados padres. A partir deste momento, renunciarão a muitas coisas para dedicar-se apenas à vida religiosa e orientação da comunidade.
Segundo informações da Pastoral Vocacional da Diocese de Jaboticabal, à qual Bebedouro faz parte, há mais dez jovens, inclusive quatro da cidade, que estão prestes a entrar no seminário.
O mais inusitado é que entre os vocacionados há também duas moças, uma de 18 e outra de 24 anos, que desejam se tornar freiras.
Diante de um mundo com tanto apelo sensual, em músicas, filmes e novelas, tornar-se quase inacreditável encontrar jovens que optem pela castidade e a vida religiosa. Dá para pensar que são de outra realidade.
Depois de décadas de decadência, a Igreja Católica vive agora a recuperação de fieis e até a formação de religiosos. Terminou o duro embate com as igrejas evangélicas, e o resultado provou que há espaço democrático para todas as crenças, principalmente no Brasil.
Tudo isto traz alívio para quem vê a irmã Costa, à frente do SSAF, com claros sinais dos anos no corpo. Ninguém gosta de imaginar, nem ela, que, em breve, ela terá que repassar a função para outra pessoa. No passado, não haveria esperança de que a transferência de vocação fosse para outra religiosa. Agora, isso não é mais impossível.
Outro exemplo de dedicação religiosa é o monsenhor José Figuls, sacerdote importante para a história católica de Bebedouro. Há décadas, seria milagre acreditar no surgimento de outra pessoa tão dedicada ao fortalecimento das comunidades. Felizmente, os atuais padres estão desempenhando bem seus papeis.
Tudo isso nos ensina a deixar este apressamento em prever o futuro. A sociedade está mudando em estruturas familiares e no modo de vida de todos. Há 2 mil anos, o mundo precisava de alguém para orientar a fé e nos servir de exemplo. Este fato continua nos dias atuais e, felizmente, com jovens que assumiram esta responsabilidade.

Publicado na edição nº 9626, dos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2013.