Leitura que vale a pena

Marcos Pitta

0
17
O grande - É lançado livro contando a vida e a carreira de um dos maiores escritores de novelas do Brasil, Gilberto Braga, falecido em 2021.

A biografia de Gilberto Braga, morto em 2021, aos 75 anos, que começou a ser escrita por Artur Xexéo [falecido antes mesmo de Gilberto, também em 2021], foi finalizada por Maurício Stycer e chegou às livrarias em modelos físico e digital, recentemente. A obra com mais de 300 páginas narra a vida completa de um dos maiores autores de telenovelas do Brasil, que aprendeu muito ao lado de nomes como Janete Clair e Dias Gomes e que revolucionou a forma de fazer novela no principal horário da televisão, o das oito, agora das nove. Vale muito a pena a leitura e conhecer a vida e carreira de Braga, com muitos detalhes importantes e curiosos de um homem que precisa ficar para a história do seu gênero.

Novidades

Nesta semana, em ‘Renascer’, novos personagens foram apresentados. Entre eles, Tião Galinha, brilhantemente interpretado por Osmar Prado na primeira versão, agora defendido por Irandhir Santos. Também apareceu Dona Patroa, personagem que foi de Eliane Giardini e, agora, está nas mãos de Camila Morgado. Os dois vêm dando conta do recado e deram mais brilho à trama adaptada por Bruno Luperi.

Sem confirmação

A Globo, mesmo tendo confirmado a re-reprise de ‘Cheias de Charme’ em sua linha de edição especial, às 14h, no lugar de ‘Mulheres de Areia’, ainda não tem título definido para ocupar o lugar de ‘Paraíso Tropical’, na faixa do ‘Vale a Pena Ver de Novo’. Ao que se sabe, será uma trama das 21h e mais recente, visto que a emissora opta por não reprisar novelas antigas nesta faixa, por conta da qualidade da imagem. Claro que isto não é uma regra, vide a reprise de ‘O Rei do Gado’ e ‘Mulheres Apaixonadas’, entre 2022 e 2023.

O público não liga

Se tem uma coisa que o público do sofá não se importa, é com a qualidade da imagem das reprises. Justamente por se tratar de uma reapresentação, é notório que a imagem não será a mesma das exibidas recentemente. Na faixa das 14h, ‘Mulheres de Areia’, de 1993 faz sucesso mais uma vez. É sua terceira reprise na televisão aberta, sem contar o canal Viva e Ruth e Raquel seguem encantando o público, tanto que a novela vem sendo exibida praticamente na íntegra. É bom prestar atenção nisso.

Chamadas

A Globo tem apostado forte na divulgação de ‘Família É Tudo’, sua próxima novela das 19h, durante sua programação. Até o momento, a trama de Electra, papel de Juliana Paiva, é uma das mais interessantes. Na história, ela fará par romântico com Jayme Matarazzo e será presa, acusada de tentar assassiná-lo. Ao sair da prisão, sua melhor amiga estará noiva do seu grande amor. Destaque, também, para Arlette Sales que ganha de presente dois papéis, as gêmeas Frida e Catarina, uma boa e a outra má.

Publicado na edição 10.823, de sábado a terça-feira, 24 a 27 de fevereiro de 2024