Não desista, Mariano

0
387

Sofrer ofensas para quem trabalha em meio de comunicação é tão comum como suar após um dia de trabalho.

Advogado trabalhista, descendente de italiano de temperamento forte, Luís Cláudio Mariano é o coordenador da equipe de esporte da Rádio Bebedouro AM. Recentemente, tomou a decisão de abandonar a cobertura da Inter, em resposta à ofensa que recebeu de um ex-diretor do clube.
Tenho mais de duas décadas de Jornalismo, tempo suficiente para ter recebido inúmeras injúrias, feitas principalmente por políticos. Por causa de um presidente de Câmara de Vereadores fui levado em viatura da PM para o 1º Distrito Policial, quando recusei entregar o gravador com entrevista que ele não tinha gostado. Por inúmeras vezes recebi recado que ia apanhar se continuasse escrevendo sobre um candidato e até usaram a Guarda Municipal para tentar impedir de fazer meu trabalho.
O prêmio por resistir profissionalmente é ver que todos os ofensores tornaram-se mais um nome escrito em placas de inauguração, em geral empoeiradas, ou são fotos em preto e branco, colocadas nas galerias de ex-alguma coisa, enfileirados com muitos outros.
Dois amigos de profissão, os jornalistas esportivos, Felipe Santilho (Tribuna Impressa), Rafael Scandarolli Gonçalves (Jornal A Cidade), sempre me relatam as ofensas que recebem de diretores do Botafogo, Comercial e Ferroviária, por causa de matérias que fizeram. Já pensaram até em desistir das editorias, mas permanecem motivados pelos torcedores e pelo esporte.
Mariano, como diz meu ex-professor de Jornalismo da Unaerp, Luís Carlos Messias, jornalismo que não incomoda não é jornalismo. Sinta-se orgulhoso de ser alvo de ofensas pelo seu trabalho.
Assim como o futebol não é patrimônio da Fifa, a Inter não pertence a quem ocupa cargos na diretoria. Este time tão retratado nas páginas da Gazeta e nas ondas da RB é patrimônio público. Assim como esquecemos os jogadores que fizeram gol contra, não nos lembraremos mais de quem baixa o nível na falta de argumento. Enfim, Mariano e todos que amam a Inter, não desistam. Tudo é fase.

Publicado na edição nº 9716, dos dias 8 e 9 julho de 2014.