
Mas como identificar o que eleitores esperam de seus candidatos?
Como já provado historicamente não é o horário eleitoral gratuito, com maior ou menor tempo que decide quem será eleito. Ulysses Guimarães tinha mais tempo e perdeu; Lula tinha menos tempo e ganhou. O que vale é o conteúdo dos candidatos e quão próximos estão da realidade do eleitor, de quanto se identificam com ele em suas necessidades e seus sonhos. De nada vale um cavalete, um nome e um número. Nem toneladas de papel jogados por cima de muros e por debaixo de portões. Nem o som estridente de carros de som, gritando palavras desconexas, citando nomes talvez até sem anuência delas. Estes são apenas meios.
Sem falar das reais chances de se eleger nesse emaranhado de partidos e coligações em que estão metidos os candidatos à Câmara Federal, ao Senado e às Assembleias Legislativas dos Estados da federação.
Mais identificáveis com o pensamento ou com o desejo do eleitor ficam os candidatos às majoritárias, para governador e para presidente do Brasil.
Mas como identificar o que os eleitores esperam de um deputado estadual e federal? Em primeiro lugar disparado, acreditamos ser a chance real de eleger um deputado por Bebedouro, o que não acontece desde Pedro Paschoal, eleito por dois mandatos. Depois, vem o restante do pacote. E nesse pacote estão as questões que influenciam o dia-a-dia das pessoas. Será que elas querem as ruas sem buracos ou a cidade sem desemprego? Ou os dois? Em que medida os candidatos podem satisfazer os desejos dos bebedourenses?
O que devemos avaliar é que nosso candidato hoje, pode ser o porta-voz dos pleitos da cidade, nas demais esferas de poder. E os municípios brasileiros não sobrevivem financeiramente sem estes interlocutores.
Quem você, eleitor, escolheria para ser seu porta-voz?
Quem já sabe a resposta, não vai esquecer no dia seguinte às eleições, em quem votou, para cobrar que leve ao Legislativo estadual e ao Congresso, as propostas do povo de Bebedouro tão batalhador.
Publicado na edição nº 9748, dos dias 20, 21 e 22 de setembro de 2014.




