No STF 6×1 é empate

Antônio Carlos Álvares da S"lva

0
1826

Na minha mocidade, fui professor de matemática. Essa atividade me tornou mais sensível à precisão da aritmética elementar, na parte, que abarca a soma e a subtração. Por isso, certos fatos da administração pública agridem meu raciocínio elementar e me deixam perplexo. Essa introdução vem a propósito da tramitação da ADIN – Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 5.874 no STF. Essa ação ataca o Ato Presidencial de dezembro de 2017, que concedeu indulto a vários condenados, como permite dispositivo constitucional. Proposta essa ADIN, o ministro Rarroso concedeu liminar, suspendendo o indulto. O processo seguiu sua tramitação normal e foi rejeitado por 6 votos contra 1. Isto é, a maioria do STF entendeu, que o indulto era legal. Em seguida, aconteceu o ataque à aritmética elementar: O STF tem 11 membros. Se 6 votarem a favor da legalidade, não há mais nada a ser discutido. Aí, a vaidade mostra sua cara: o ministro Luiz Fux pediu vista ao processo, suspendendo a publicação do decidido. O pedido de vista é para esclarecer o julgador de alguma dúvida. Até 14 de dezembro último, o ministro ainda não tinha esclarecido sua dúvida. Se 6 é mais da metade de 11 e mais do que 1. Enquanto isso, a lei não entra em vigor. Pode ter acontecido, que a aritmética mudou e não avisaram o articulista.

Higiene por lei
Escutei na TV. Se entendi direito, a Província de Buenos Ayres revogou antiga lei na parte, que estabelecia normas sobre a construção de casas. Até então, na província, quando se construía uma residência, era obrigatória a instalação de “bidê” no compartimento denominado privada. Isto é, a lei induzia os ocupantes da moradia a lavarem o “fiofó” – de todos os termos que eu conheço, é o menos grosseiro – depois de esvaziarem seus intestinos. Acredito, que a revogação dessa parte da lei decorreu de ser considerada intromissão na vida íntima dos argentinos, embora ajudasse na higiene. A pergunta é a seguinte: Até onde a lei pode ir nessa área?

O Barão está de volta
No meu último artigo, em tom de crítica, disse, que a inauguração de uma estátua do Barão do Rio Branco em Nova York, foi publicada em um cantinho de página. Queimei a língua. No dia 2 de dezembro, o Estadão, em seu suplemento “Aliás” publicou reportagem de página inteira sobre o livro “Juca Paranhos, o Barão do Rio Branco, que conta a biografia daquele, que é considerado o fundador da diplomacia brasileira. O Autor desse livro já havia publicado outros da vida do Barão, onde enfatiza o papel de hábil negociador, nas disputas territoriais brasileiras, com seus vizinhos da América Latina, desde a Argentina, até seus vizinhos das então colônias europeias situadas na divisa da Amazônia. Mas, o livro tem outros detalhes sobre a vida do Barão. Conta sobre sua vida íntima com suas amantes. Nessa área ele também era hábil negociador.

(Colaboração de Antônio Carlos Álvares da Silva, advogado em São Paulo).

(…)

Publicado na edição 10349, de 22 de dezembro de 2018 a 15 de janeiro de 2019.