‘Novela’, do Prime Vídeo, brinca com bastidores do maior gênero cultural brasileiro, em 8 episódios

Marcos Pitta

0
107
Vale a pena - ‘Novela’, nova série do Prime Video merece ser maratonada. Seus oito episódios possuem cerca de 30 minutos cada.
(Fotos: Reprodução/Internet)

 

As produções brasileiras ganham cada vez mais espaço nas mais diversas plataformas de streaming. Na Amazon Prime Vídeo, na última semana, mais um conteúdo entrou no catálogo para aquecer o coração dos brasileiros e mais ainda, dos apaixonados por telenovela. A série de oito episódios que se chama ‘Novela’ estreou com média de 30 minutos cada, possibilitando a maratona em uma noite só.

O que deixa tudo ainda mais entusiástico é o elenco de peso, já conhecido do público. Aliás, o streaming e todas as novas possibilidades proporcionaram isto, a opção dos astros e estrelas fazerem acordos por obra e não mais ficarem presos a um contrato de longa duração com uma única emissora.

Por exemplo: ‘Novela’ é protagonizada por Mônia Iozzi e Miguel Falabella. Na história, ele é um veterano autor de novelas e ela uma iniciante. Quando Isabel, personagem de Iozzi, está pronta para se tornar autora de novela das nove, Lauro, papel de Falabella, rouba sua ideia e lança a trama como se fosse dele. Na tentativa de denunciar seu mentor, Isabela acaba sendo transportada para dentro da novela, no lugar da protagonista e começa a viver a história que ela mesma criou.

Enquanto isto, no mundo real, os atores, diretores e o autor, não entendem o que acontece e como Isabel foi parar na narrativa. A audiência só sobe e a pressão por mais anúncios também. Isabel começa a modificar a história, causando boas gargalhadas no público e um jogo de bastidores começa a ser apresentado ao telespectador.

Para os amantes de novela, a construção desta série é perfeita. Afinal, você já imaginou o que pode acontecer com os personagens da novela enquanto a programação das TVs está no intervalo comercial? A série mostra como pode ser. E quando o capítulo acaba até o dia seguinte. O que os personagens ficam fazendo? A série também mostra isto.

O destaque de ‘Novela’, sem sombra de dúvidas, é Iozzi. A atriz mostra sua capacidade de segurar uma trama, mesmo ainda navegando pela comédia. Ela tem nuances interessantíssimas e sua personagem é carismática. Ao seu lado, Falabella mostra que não perdeu a mão na atuação, com mais nomes de peso como Marcelo Antony, Herson Capri, Susy Rêgo, Yara de Novais, Ary França, Caio Menck e Tarcísio Filho.

A série brinca com o gênero cultural mais aceito do Brasil, trazendo todos os estereótipos possíveis que se encontra dentro de um folhetim tradicional, além de várias referências. Não é algo inovador, está longe disto, mas distrai, entretém, é bem feita e vale muito a pena ser maratonada. Afinal, como todo bom folhetim, o final de ‘Novela’, deixa um gancho incrível para a produção da segunda temporada.

Publicado na edição 10.778, sábado a terça-feira, 5 a 8 de agosto de 2023