O que esperar de Elizabeth Jhin em ‘Espelho da Vida’

0
770
Nova das 6 - Vitória Strada e João Vicente Castro são os protagonistas da nova trama de Elizabeth Jhin. (Divulgação/Gshow)

‘Orgulho e Paixão’, atual novela das seis da Rede Globo, aproxima-se de sua reta final, cuja audiência da trama assinada por Marcos Bernstein é de 21,5 pontos, acima da média estipulada pela emissora que é de 20 pontos para o horário. Como já é de se esperar, reviravoltas começam a acontecer nos capítulos finais e, por isso, está cada vez melhor acompanhar os capítulos.
Com isso, a Globo já está com tudo certo para a estreia da nova novela, assinada por Elizabeth Jhin, com título de ‘Espelho da Vida’. A trama, como já é marca registrada da autora, terá temática espírita e muitas semelhanças com sua obra anterior ‘Além do Tempo’, exibida entre 2015 e 2016. Mas, afinal, o que pode-se esperar desta nova história?
Se nos basearmos pelo currículo de Jhin no horário das seis, pode-se esperar trama cheia de personagens complexos, bem desenvolvidos, além de uma história cativante e profunda, mas se tratando de audiência, tudo pode acontecer. Desde 2007, a autora já escreveu quatro novelas. Medindo a audiência, a primeira, ‘Eterna Magia, em 2007, teve média geral de 25,83 pontos, quando a meta era de 30. Em 2010, escreveu ‘Escrito Nas Estrelas’, finalizada com 25,55 pontos, acima da média exigida, 25 pontos. Na sequência, em 2012, ‘Amor Eterno Amor’ fechou abaixo da média, foram 23 pontos, quando o exigido eram 25. A última, elogiada pelos críticos de televisão, foi ‘Além do Tempo’, a mais ousada da autora, afinal, eram duas novelas dentro de uma. A média geral foi de 19,81, sendo que o exigido pela emissora, era de 20.
Se a nova novela seguir o ritmo das últimas quatro exibidas no horário, a audiência será satisfatória. Nesta obra, a autora apresenta, mais uma vez, uma história ousada. Para dar vida à protagonista Vitória Strada foi acionada para o papel, que inicialmente seria de Ísis Valverde, afastada por gravidez, a vilã ficará por conta de Alinne Moraes, que volta a repetir parceria com a autora.
A história
A frase que move a narrativa é a seguinte: “Sabe quando você sente que já viveu algo e parece estar passando pela mesma situação novamente?”. É esta, a sensação que a atriz Cris Valência, papel de Vitória Strada, vai sentir ao pisar pela primeira vez na fictícia Rosa Branca, em Minas Gerais. Ela está na cidade para filmar o primeiro longa-metragem a ser dirigido por seu namorado Alain, personagem de João Vicente de Castro. Cris dará vida a Julia Castelo, protagonista do filme. Durante pesquisas para viver a personagem, Cris será exposta a uma experiência de viagem no tempo, onde irá se deparar com uma de suas vidas passadas.
O início
No auge de sua carreira, Alain, feliz com seu relacionamento com Cris e em busca da realização de seu primeiro longa-metragem, recebe chamado do avô Vicente, papel de Reginaldo Faria, morador de Rosa Branca, muito doente e que deseja rever o neto antes de morrer.
Tudo muda quando Alain descobre que o avô deixou testamento com dinheiro para financiar o filme, porém há uma condição, que Alain conte no cinema, a história de Julia Castelo, jovem vítima de crime passional num casarão da cidade, no início da década de 1930.
Em meio a tudo isso, sentimentos serão despertados em Alain, quando ele reencontrar Isabel, vilã vivida por Alinne Moraes. No passado, o diretor de cinema foi traído por Isabel, e seu próprio primo Felipe, papel de Patrick Sampaio. A traição foi descoberta, porque Isabel e Felipe estavam fugindo de Rosa Branca e envolveram-se em acidente e a gravidez de Isabel foi revelada. Alain partiu para o Rio de Janeiro, Patrick morre tempos depois de um aneurisma cerebral e Isabel ficou na cidade criando a filha Priscila, papel de Clara Galinari.
Outras vidas
A personagem de Irene Ravache, Margot, entrega a Cris, diário que foi da jovem Júlia. A atriz ganha também uma joia que havia sido da jovem assassinada. Envolvida com a personagem que irá interpretar, Cris visita o casarão onde ocorreu o crime, e lá volta ao passado na pele da própria Júlia. Ajudada por Magot, Cris busca desvendar o assassinato que abalou os alicerces de Rosa Branca no passado.
Os indícios levam a crer que Julia levou um tiro de seu grande amor, Danilo (Rafael Cardoso), mas a atriz não acredita nessa hipótese.
Nessa experiência, Cris reencontrará pessoas do presente que fizeram parte também de sua vida passada. Cada encontro será uma revelação para ela, que se vê envolvida em triângulos amorosos, tanto no passado quanto no presente. Durante o processo do filme, Cris ainda vai precisar lidar com Américo (Felipe Camargo), seu pai. Ex-marido de Ana (Julia Lemmertz), ele não participou da criação da filha, mas vai tentar se aproximar dela em Rosa Branca, enquanto ela estiver envolvida nas gravações.
A novela será ambientada em dois períodos diferentes simultaneamente, é este o ponto que diverge de ‘Além do Tempo’, também ambientada em duas épocas, mas contadas em dois blocos diferentes na novela. A trama ainda marcará a estreia de Pedro Vasconcelos, como diretor artístico, que em entrevista ao Gshow disse que o determinante na novela é o texto e a marca de Elizabeth Jhin. Pedro decidiu ter as cidades mineiras de Mariana e Tiradentes como locações fixas durante toda a novela.
A estreia está marcada para 23 de setembro e traz no elenco nomes como Vera Fischer, Lúcia Vendramine, Ana Lúcia Torre, Rômulo Neto, Kéfera Buchmann e outros.

(…)

Publicado na edição nº 10303, de 25, 26 e 27 de agosto de 2018.