Orgulho

0
546
Dr Carlos Galvão Moura e o filho Fernando Galvão, com Rodrigo Garcia (vice-governador).

Palavras-chave conceituam momentos flagrados pelas lentes da Gazeta, no importante evento de inauguração da Etec e Fatec do Agro, na Fundação Coopercitrus Credicitrus. Confira.

Discrição e humildade

José Geraldo da Silveira Mello (diretor da Coopercitrus) encontrando-se com Paula Lemos (prefeita de Barretos).

Trio em ação

Geninho Zuliani e Fernando Galvão na escuta de Lucas Seren.

Cumplicidade feminina

Paula Lemos (prefeita de Barretos), Patricia Ellen (secretária de Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação) e Laura Laganá (executiva do Centro Paula Souza).

Satisfação

Prefeito Lucas Seren recebendo em sua cidade o vice-governador de São Paulo Rodrigo Garcia.

Frase da semana:

“Se quiser colher dentro de um ano, plante soja, milho safrinha… plante direito que logo você colhe. Se quiser colher em 10 ou 15 anos, plante árvores, cuide, cultive e elas florescerão. Agora, se quiser plantar para futuras gerações Plante Educação”

Rodrigo Garcia, vice-governador de São Paulo, em seu discurso, na cerimônia de inauguração da Etec e Fatec do Agro, em Bebedouro.

Na rede

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Desenvolvimento Regional, em parceria com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, criou a plataforma ‘Municípios em Rede’ para formação e capacitação de gestores públicos. Local de discussão e argumentação com exemplos compartilhados de atividades práticas ‘Municípios em Rede’ tem sido palco de debates com proposições de políticas públicas bem sucedidas.

Na rede 2

Na terça (27), Fernando Montoro, responsável pela área de capacitação da Secretaria, convidou e reuniu três prefeitos (de Araçatuba, São José dos Campos e Ubatuba) mais o ex- prefeito de Bebedouro Fernando Galvão para discutir formas exequíveis de desestatização, em evento on line. Foram apresentadas práticas executadas em cada um destes governos locais, com envolvimento da iniciativa privada e de diferentes formas, seja como concessão, privatização, contrato de gestão com organização da sociedade civil ou termo de parceria com regras e responsabilidades recíprocas.

Na rede 3

Galvão apresentou dois casos de Bebedouro. O primeiro, que havia sido inaugurado na véspera, a Etec e Fatec do Agro, numa parceria entre a fundação das cooperativas Coopercitrus e Credicitrus e o Centro Paula Souza, braço educacional do Governo de São Paulo, com apoio da Prefeitura; e o segundo, um termo de parceria entre o Museu Municipal de Carros, Armas e Aviões Antigos de Bebedouro com o Clube Esplendor, que é formado por colecionadores de carros antigos. Deu tão certo que o acréscimo no número de visitantes está em torno de 500%.

Na rede 4

Araçatuba apresentou o caso de “Direito real de uso” do Parque de Exposições Equestres; S. J. dos Campos, a PPP do Terminal Rodoviário; e Ubatuba, a permissão de uso de área pública do Museu de Água Marinha, envolvendo investimento de R$ 6 milhões da Petrobras. Não faltaram críticas aos técnicos do Tribunal de Contas que, segundo o prefeito Dilador Borges de Araçatuba, precisam modernizar-se e desburocratizar a relação com os gestores municipais.

Tempo do Agro

Em 28 de julho comemora-se o Dia do Agricultor, criado justamente na comemoração dos 100 anos do Mapa (Ministério da Agricultura), criado em 1.860, como Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, por D.Pedro II.

Tempo do Agro 2

A ministra Tereza Cristina  em vídeo gravado em Roma, onde participa da Pré-Cúpula de Sistemas Alimentares, agradeceu o trabalho dos 5 milhões de produtores rurais, que fornecem alimentos para o Brasil e o mundo, quando disse , “Somos o terceiro maior exportador mundial de produtos agrícolas e o principal produtor e exportador de alimentos importantes como, açúcar, café, suco de laranja, soja em grãos e carnes”.

Tempo do Agro 3

Segundo a Embrapa, o Brasil alimenta no mundo, cerca de um bilhão de pessoas espalhadas pelo planeta e este número deve crescer nos próximos anos, exatamente pelas ainda favoráveis condições de clima e disponibilidade de terras, água e tecnologia própria.

(Publicado na edição 10.597, 31 de julho a 3 de agosto de 2021)