‘Pânico’ é franquia slasher de alto valor com mais um filme sendo produzido para 2025

Marcos Pitta

0
92
Franquia - ‘Pânico 7’ está em produção e deve ser lançado em 2025. Foto: Reprodução/Internet

Sendo a franquia de terror slasher mais amada pelos fãs do gênero, que revolucionou a maneira de se fazer filmes deste estilo, ‘Pânico’ nasceu em 1996 e fez tanto sucesso que uma trilogia foi encomendada. Em 1997, o segundo filme foi lançado e em 1999, o terceiro e o que se esperava, seria o último. Nesta trilogia, o público acompanhou a saga de Sidney, uma jovem que teve a mãe assassinada e, em seguida, começou a ser perseguida por um assassino mascarado, o Ghostface. Ainda no primeiro filme, os fãs conheceram Gale, a jornalista que cobre a série de assassinatos e Dewey, o xerife da cidade. Os três são os sobreviventes e o público os acompanha durante toda a saga, em todos os filmes.

Com o passar dos anos, Gale e Dewey iniciam um romance no filme, e também na vida real. O casal permaneceu junto até 2013. Em 2011, resolvem fazer ‘Pânico 4’, 11 anos após o terceiro e os roteiristas e diretores conseguem manter a essência do filme, deixando a franquia ainda mais completa, com novos personagens, novos rumos para as histórias e mantendo os três protagonistas originais. Este, inclusive, tem o melhor Ghostface de todos, numa sequência eletrizante de revelação do assassino, além da motivação.

Eis que todos pensam que a franquia chegou ao fim quando mais 11 anos se passam e em 2022, a Paramount e a Spy Glass Media adquirem os direitos da saga e lançam ‘Pânico 5’, embalados pela era de novas sequências que o momento pedia, desde 2018 com o lançamento do novo Halloween, e os próprios StarWars e Jurassic Word. Eis que temos mais um grande sucesso de bilheteria. Neste, o trio protagonista volta ainda mais aclamado pela nostalgia do público, mas em segundo plano, pois novas personagens entram para segurar o protagonismo. Somos apresentados a Sam e Tara Carpenter, as irmãs vividas por Melissa Barrera e Jena Ortega, esta famosíssima por Wandinha, da Netflix. As duas dão conta do recado, conquistam os fãs e a narrativa permanece com a mesma receita, os mesmos clichês, mas sabendo se aproveitar de cada um deles, sem ficar repetitivo e incluindo novos elementos que deixam a franquia ainda maior.

Por fim, ‘Pânico 6’ continua explorando a vida das irmãs Carpenter, ainda maiores em cena e, pela primeira vez, sem a presença de Neve Campbell, como Sidney, pois a atriz e a produtora não chegaram a um acordo. Neste filme, os fãs tem Gale para manter a nostalgia e ela entrega, mais uma vez, uma das melhores cenas de perseguição com o assassino mascarado. Mesmo sem Sidney, o filme andou e consegue ser um dos melhores já produzidos, ainda mais sangrento e violento, sem perder a essência do que se propõe.

Agora, em 2025, ‘Pânico 7’ vem ai e dizem que será o último, mas com todo este histórico, será que dá mesmo para acreditar? As expectativas são altas e os bastidores já estão fervorosos, inclusive com a demissão de Melissa Barreta e a saída de Jena Ortega, ou seja, vem novo filme sem as irmãs Carpenter e com Neve Campbell confirmada.

Novidade – Quer saber mais sobre a franquia ‘Pânico’ e se aprofundar nos temas trazidos aqui nesta coluna? Crítica em Foco está crescendo e agora ganhou as plataformas de áudio. Além da coluna semanal, aqui, na Gazeta de Bebedouro, você também poderá ouvir análises, críticas, resenhas e comentários sobre filmes, séries e novelas no Spotify, ‘Crítica em Foco – o Podcast’, toda sexta-feira. O episódio sobre a franquia já está disponível.

Publicado na edição 10.860, de sábado a terça-feira, 27 a 30 de julho de 2024 – Ano 100