Para além da manchete

0
754
(Divulgação)

Nada do que é falso pode ser bom porque nenhum fim justifica esse meio. Mas inadvertidamente, muita gente tem compartilhado fakes na internet, sem pensar no mal que podem causar. Para ajudar esclarecer os incautos foi lançado o manual “Todos contra as Fake News, com coordenação do advogado Luiz Augusto Filizzola D’Urso.

 

Novos ares no centro
Cara nova às ruas do centro foi dada pela equipe do recape. Uma delas, a Antônio Alves de Toledo, recebeu o tapete novo na tarde de quinta (10). Os usuários do tráfego devem ter gostado. (Gazeta)

 

Em ação – O GEI (Grupo Estratégico de Isolamento), sob a liderança de Rogério Valverde, segue monitorando aqueles que estão infectados pelo coronavírus, para cumprirem isolamento. (Divulgação)

 

 

Frase da semana:

“Cada um acredita naquilo que aguenta…”

Francisco Bárbaro Neto, psicólogo bebedourense e curador do Instituto Souza Bárbaro.

 

Rastilho
A 4ª Promotoria de Justiça de Bebedouro, instaurou Inquérito Civil para, na forma da lei, proteger, apurar e reparar danos causados ao patrimônio público ou à moralidade administrativa do município, considerando a prática de supersalários na Câmara Municipal de Bebedouro, segundo notícias publicadas na Gazeta, com base nas informações do Portal de Transparência da referida Casa. A ordem vigente na Câmara é não conceder mais nenhuma entrevista ou dar informações a Gazeta. A omissão imprópria só corrobora a notícia.

Rastilho 2
Ao consultar o Portal de Transparência da Câmara de Bebedouro, em especial a folha de pagamento de salários, mês a mês, chama atenção o alto numerário da coluna de descontos, principalmente dos funcionários não efetivos ou comissionados (como se costuma chamá-los), e que não se referem às contribuições ao INSS. Muitas vezes, tais descontos comprometem mais de 60% do salário bruto. A conferir.

Ativistas digitais
Como mencionei na semana passada, o isolamento social tem revelado verdadeiros curadores digitais seja na arte, na política, na ciência, na educação… Atuando como supervisores de nossa sanidade mental, postam mensagens, vídeos, fotos, teses, notícias, que valem a pena ser lidos, compreendidos e aceitos. Nesta semana, homenageio os atuantes da internet, bebedourenses natos ou que aqui trabalham, o professor João Matta, o presidente do Conselho da Igualdade Racial de Bebedouro João Cândido, o jornalista Miguel Quessada, o fotógrafo Kleber Domingos e o engenheiro Paulo Tilelli Almeida. Vale a pena seguí-los.

Campanha antecipada
Em clara antecipação de propaganda, com vistas às próximas eleições, vídeo postado em redes sociais do pré-candidato a prefeito Piffer, dá crédito ao ainda vereador, em decisões envolvendo o Hospital Regional Estadual, como se o seu pedido ao governador Dória tivesse desencadeado que o Estado se responsabilizaria pela gestão do hospital. Como disse Mandetta, no Brasil, o que mais tem é “engenheiro de obra pronta”, que adora um lugarzinho no canto da foto. O prefeito Galvão, resolveu postar o desmentido, com o que chamou de “recomposição da verdade”. Pena que o pré-candidato apagou o comentário… Galvão reproduziu o desmentido então, em sua própria página no Facebook, deixando claro, que o que existe, na verdade, é uma interferência às avessas para dificultar a abertura dos leitos de UTI e início das atividades do Hospital Estadual.

Contra Fakes
A Câmara Municipal de São Paulo, sob a coordenação de Luiz Augusto Filizzola D’Urso, advogado especialista em cibercrimes e presidente da Comissão Nacional de Cibercrimes da Abracrim, lançou nesta semana, o Manual ‘Todos contra as Fake News. Lá diz que no Brasil, o impacto e a preocupação com as Fake News são reais, e classifica o Brasil como o país que mais se preocupa com notícias falsas, de acordo com o Relatório sobre Notícias Digitais (2018) do Instituto Reuters. Segundo tal pesquisa, 85% dos entrevistados brasileiros manifestaram preocupação com as Fake News e a possibilidade de manipulação com a utilização de notícias falsas. Em seguida aparecem Portugal (71%), Espanha (69%), Chile (66%) e Grécia (66%).

Contra Fakes 2
Segundo este Manual, “estudos apontam a existência de empresas, que atuam na criação de Fake News para publicação e divulgação na internet, interferindo, principalmente, nas eleições. Nestes casos também se aproveitam do poder de bots (sistemas automáticos de compartilhamento e publicação – robôs) e do compartilhamento de usuários desavisados, para influenciar a população e seu voto com a viralização de Fake News”. Com essa ferramenta, disponível na internet, vamos aprender como não sermos induzidos a disseminar notícias falsas. Bora ler além da manchete.

Conhecimento
A Campus Party de 2020 é global por causa da pandemia, com 700 mil inscritos em mais de 30 países. O bebedourense Alessandro Faria, o Cabelo, que tem cadeira cativa no evento, vai palestrar no sábado (11), às 20h sobre “Visão Computacional e IA (Inteligência Artificial)”. E no dia 16 de julho (uma quinta), às 19,30h, Cabelo estará no canal da Etec de Bebedouro no Youtube para abordar o tema “ Inteligência Artificial e visão computacional a serviço da humanidade em momentos de pandemia”.

Recursos
A Frente Parlamentar do Empreendedorismo Paulista, liderada pelo deputado Itamar Borges, mais o Sescon-SP, presidido por Reynaldo Lima, reuniram-se na quarta (8), com o presidente Nelson de Souza, da agência de fomento paulista Desenvolve/SP, para construir um programa, onde as micro e pequenas empresas tenham acesso a recursos para enfrentamento da crise provocada pela Covid-19.

Recursos 2
O programa “Contador médico das empresas” será disponibilizado às empresas contábeis filiadas ao Sescon-SP, cerca de 25 mil empresas, para que adquiram computadores e softwares para atendimento remoto, além de capital de giro e orientação e consultoria para mais de 1,7 milhões de micro e pequenas empresas paulistas.
Nos próximos dias esse programa será lançado através do Termo de Compromisso a ser assinado, com detalhamento das linhas de crédito que serão disponibilizados.
Também foi apresentada proposta de criação de programa paulista emergencial de financiamento em apoio às micro e pequenas empresas, semelhante ao Pronampe do governo federal. O desafio é fazer com que os recursos cheguem aos empreendedores. Até agora, os fundos criados não conseguiram chegar aos necessitados.

Sempre com Elas
O programa ‘Elas’ da RBFM capitaneado pela jornalista Heire Montagner, em tempos de pandemia, inaugura novo formato com entrevistas à distância, e neste mês de julho, estreou novo quadro ‘De mulher pra mulher’, com a participação especial da advogada Adriana Galvão Moura Abílio, às quartas, a partir de 13h. Sucesso a estas duas mulheres fortes, sem jamais perder a ternura.

 

Publicado na edição nº 10500, de 11 a 14 de julho de 2020.