Pela 4ª semana contínua, número de internações cai no Estado

Em setembro, acontece a 1ª Mostra Internacional de Cinema Virtual de São Paulo, que transmite gratuitamente, 33 filmes, de 21 países.

0
81
Cinema Virtual – A partir de terça-feira (1º de setembro), acontece a 1ª Mostra Internacional de Cinema Virtual de São Paulo, que transmitirá gratuitamente, mais de 30 filmes. (Divulgação/Governo de SP)
O número de internações por Covid-19 voltou a cair no Estado, pela quarta semana consecutiva, desde o início da pandemia. Entre domingo (23) e quinta-feira (27), houve redução de 9% no número de pacientes internados no Estado, em comparação com os mesmos dias da semana anterior.
São Paulo registrou o menor índice de ocupação de UTI desde o início do Plano São Paulo, com 54,3%. Houve queda também de 9% no número de óbitos, entre domingo e quinta-feira, em relação ao mesmo período da semana anterior, seguindo para a terceira semana seguida de redução de óbitos pela doença.
Em relação à semana epidemiológica anterior, o Estado apresentou redução de 5% no número de casos, de 10% nas internações e de 11% nos óbitos. Na capital, a queda de casos foi de 2%, 11% de internações e de 6% nos óbitos. Interior e litoral também apresentaram redução: 6% no número de casos, 6% de internações e 18% no índice de óbitos.
Nenhuma região foi rebaixada de fase na atualização de sexta-feira (28) do Plano São Paulo, permanecendo 88% da população na fase amarela.
Academias – A partir de agora, os vestiários de academias estão liberados para uso dos frequentadores, seguindo os critérios sanitários previstos no Plano São Paulo.
Cinema Virtual – De 1º a 30 de setembro, acontece a 1ª Mostra Internacional de Cinema Virtual de São Paulo, que transmitirá gratuitamente, 33 filmes, de 21 países.
A programação será exibida diariamente pela plataforma #CulturaEmCasa, às 19h e às 22h. Os filmes ficarão disponíveis por tempo limitado para exibição por demanda. São 22 longas, dois curtas de animação e nove documentários inéditos no Brasil, todos com legendas em português. Na terça-feira (1º de setembro), às 19h, será exibido o documentário coreano “Sabores do Templo – A Simplicidade da Cura”, e às 22h, o longa russo “Anna Karenina – A História de Vronsky”.
Vacina influenza – O Estado de São Paulo exportará 550 mil doses da vacina Influenza para países da Ásia, que prevê a destinação de 300 mil doses para Mongólia e outras 250 mil para Filipinas. O acordo está na fase final de tratativas entre Instituto Butantan e OMS (Organização Mundial da Saúde).
O Instituto Butantan possui a maior fábrica de vacinas contra a gripe do Hemisfério Sul e, neste ano, bateu recorde de produção, totalizando 80 milhões de doses fornecidas ao Ministério da Saúde, para a campanha de vacinação realizada anualmente.
“Confirmando esta transação comercial, o Instituto Butantan se consolida como uma das instituições mais importantes e de referência na produção de imunizantes e soros ao redor do mundo”, afirmou o diretor do Instituto, Dimas Covas, em coletiva de imprensa, na sexta-feira (28).
Ainda de acordo com Covas, a vacina contra o coronavírus, desenvolvida pelo Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, vem mostrando-se uma das mais promissoras no mundo. “Já estamos em estágio avançado dos ensaios clínicos da vacina, inclusive, em tratativas para o fornecimento a países da América Latina como Argentina, Peru, Colômbia e Chile”.
“Meu Emprego Vaga Certa” – Criada para intermediar e agilizar a contratação de mão de obra qualificada para o mercado de trabalho foi lançada, na quarta-feira (26), a plataforma online “Meu Emprego Vaga Certa”. O projeto é gratuito e possui banco de dados com 1,8 milhão de currículos de trabalhadores de todo o estado.
Todos os cidadãos que residem no Estado de São Paulo e possuem o cadastro no Sine (Sistema Nacional do Emprego), do Governo Federal, terão os currículos disponibilizados na plataforma de forma automática, ampliando as chances de contratação.
As pessoas em busca de emprego, que não estão no banco de dados do Sine podem realizar o cadastro pelo site, ou aplicativo do programa ou ainda nos PATs (Postos de Atendimento ao Trabalhador).
Para os empresários que desejam contratar, basta acessar o site vagacerta.sp.gov.br ou baixar o aplicativo na loja virtual. No momento, o sistema está disponível apenas para Android. Em breve, será liberado no formato IOS.
Pacote Cultural – O governo estadual lança novo pacote cultural com os últimos oito editais do ProAC Expresso 2020, voltado a projetos culturais de pessoas físicas ou jurídicas impactados pela crise gerada pela pandemia do coronavírus.
Os recursos para o ProAC Expresso 2020 fazem parte do investimento de R$ 177,18 milhões, anunciado em julho pelo Estado, em cerca de 4,8 mil projetos de artistas, produtores culturais e prefeituras que serão selecionados por chamadas públicas e curadorias independentes.

Os projetos devem ser inscritos na plataforma Prosas (www.prosas.com.br). Ao menos 50% dos projetos contemplados pelo ProAC Expresso 2020 serão do interior e do litoral e 20%, de artistas iniciantes.

 

Publicado na edição nº 10514, de 29 de agosto a 1º de setembro de 2020.