Planejamento: será que não é pra mim?

Fábio Lima

0
77

O planejamento ou planeamento é uma ferramenta que possibilita analisar e perceber a realidade, prever ações, recursos e caminhos para atingir um resultado futuro desejado, definindo as ações sequenciais ou não para que se complete um processo, sendo, portanto, uma ferramenta pensada racionalmente, garantindo ações que aumentam as chances de êxito.

Como ingredientes para um bom planejamento, ajudar a consolidar ou confirmar a maturidade da ideia, ajudar a entender o nível de detalhes e opções e alternativas, ajudando assim no melhor alinhamento com o desejo inicial, com os recursos disponíveis e as expectativas dos envolvidos.

Até aqui o descritivo aponta para a importância do planejamento em todas as áreas da vida e não apenas em gestão empresarial.

Um item fundamental para definição do plano é ter um objetivo futuro claro, uma meta, o grande ponto que impede bom planejamento é não ter esta clareza de meta futura. Outro ponto é confundir intenção com meta.

Intenção é apenas um desejo ao começar a planejar para realizar. Só vira meta, após começar o processo de serem traçados os processos e tarefas para atingir o objetivo almejado.

Uma vez definidos os objetivos, um grande benefício de um bom plano é ajudar a manter o foco e assim ter melhor eficiência no uso dos recursos para alcance das metas, garantindo constância das ações e disciplina na execução das tarefas.

Mas atenção, alcançar resultados das tarefas não garante alcance e realização dos objetivos, importante vencer todas as etapas, assim como em um jogo de vídeo game, é necessário vencer-se todas as etapas e saber que a próxima etapa pode ser ainda mais desafiadora, mas que faz parte do processo de preparação para o grande final.

Por isso, é importante definir os indicadores para medir o quanto o planejamento está sendo seguido e ajustado para cumprimento das tarefas, e o quanto está próximo das metas.

É fundamental comunicar-se objetivos e metas para que ações, energia e atenção sejam direcionadas na realização. Grande parte dos motivos de não execução de um plano de forma adequada é não investir corretamente na comunicação dos objetivos aos envolvidos e, no caso das empresas, às equipes.

Tomar as melhores decisões nos melhores momentos de forma pensada e identificando recursos necessários, evita decisões com base em emoção ou euforia, que podem não ser concretizadas e gerar frustração.

Ganhou relevância e ponto de reforço dentro do mundo empresarial por sua importância, o planejamento define longevidade e fator de sucesso do negócio.

Por não ter planejamento correto e completo, alguns novos empreendedores acabam passando por várias dificuldades nos meses iniciais de abertura do negócio.

Além de ter ideias, encontrar um ponto comercial, conhecer os custos e todos os passos para alcançarem-se resultados empresariais é essencial planejar o futuro da empresa, o que ainda ajuda a evitar riscos futuros. A elaboração do plano de negócio é indispensável.

Para empresas pequenas e médias e até pessoas com poucos recursos, investir em planejamento é fundamental, pois estas empresas raramente dispõem de recursos para recuperarem-se de eventuais erros.

Muitas vezes são negócios de tudo ou nada.

Um plano de negócios antecede o plano estratégico, dificilmente é possível desenhar plano estratégico sem plano de negócio. (O Plano de Voo).

Você entraria em um avião onde o piloto dissesse: “dane-se o plano, vou sair pilotando para onde o vento levar”? Eu não.

Então por que você acredita que um bom funcionário vai querer trabalhar em uma empresa onde o gestor não tem um plano?

Por que um cliente compraria desta empresa ou um fornecedor teria interesse em negociar com ela?

Médicos seguem um plano de tratamento.

Pilotos seguem um plano de voo.

Soldados seguem um plano de operações militares.

Mas há empresário achando que não precisa de um plano.

Embora ninguém nunca possa garantir que seu resultado será positivo, ter um plano aumenta efetivamente a chance de sucesso.

Publicado na edição 10.598, de quarta, quinta e sexta-feira, 4, 5 e 6 de agosto de 2021.