Por causa dele e deles

0
397
(Divulgação)
(Divulgação)

A pandemia está servindo para evidenciar alguns traços fortes da personalidade do prefeito Galvão, como a persistência, a resiliência e o espírito de liderança. E com foco na abertura dos 20 leitos de UTI do Hospital Estadual de Bebedouro, Galvão tem mobilizado muita gente para integrar essa frente de batalha. Nesta semana, Galvão recebeu de uma só vez, em visita às instalações do novo hospital, Henrique Prata, mantenedor da rede de hospitais do Amor; o braço direito do industrial da laranja José Luiz Cutrale, Carlos Otero de Oliveira e Luiz Antonio Gonçalves; e o empresário José Francisco dos Santos. A abertura dos leitos caminha a passos largos.

 

 

Frase da semana:

“Nosso compromisso é com a proteção da Amazônia. Vamos defender todas as legislações e iniciativas que tenham como objetivo chegar a resultados que não só acabem com o desmatamento, mas que busquem a regeneração do que foi desmatado”

Roberto Marques, CEO da Natura&Co, que quer proteger a Floresta e investirá 800 milhões de dólares em sustentabilidade, em entrevista a Revista Veja.

 

Quase 30 anos…
A Uniodonto Bebedouro, prestes a comemorar três décadas, inaugura sede em prédio totalmente planejado e sonhado por seus cooperados.
A construção concretiza os 30 anos de trabalho coletivo e compromisso com a saúde bucal, através de um projeto inovador, desenhado e construído para atender as demandas da unidade e seus departamentos. “Um ambiente não só adequado ao trabalho, mas também estimulante e envolvente que otimiza a comunicação e a interatividade entre as equipes e garante maior coesão, harmonia e compartilhamento das tarefas realizadas”, enfatiza Pedro Jacobs, cooperado e presidente da Unidade Bebedouro.

…Falta só mais um ano
O novo espaço possui 405 m² e conta com 8 salas, consultório para auditoria e auditório para 30 pessoas, na rua Vicente Paschoal, número 1261. Por causa da pandemia, a inauguração foi restrita a alguns diretores, em uma cerimônia simbólica, com a promessa de em 2021, quando tudo passar, comemorar à altura os 30 anos da Uniodonto na cidade.

Ampliando
Os Cartórios de Registro Civil agora podem realizar inscrição e expedir CPFs. Oitocentos deles no estado de São Paulo já estão habilitados desde 1º de julho. O recurso poderá ser estendido ao país. Percebeu-se a fragilidade da rede de expedição deste documento por causa da procura na obtenção do auxílio emergencial.

Sem Vestibulinho
As Etecs e Fatecs do Centro Paula Souza resolveram que não haverá vestibulinho para entrada dos estudantes nos cursos do 2º semestre de 2020. Após as inscrições, o critério de escolha dos aprovados será pelo histórico escolar dos alunos. Tudo por causa da pandemia.

Adiadas, enfim
O Congresso decidiu em dois turnos de votações, a proposta de emenda à Constituição que adia as eleições municipais de outubro para novembro e, consequentemente, muda os demais prazos relativos às eleições, como convenções partidárias e deliberações para coligações, início da propaganda eleitoral e prestação de contas das campanhas. A PEC adia o primeiro turno de 4 de outubro para 15 de novembro. Para as cidades com mais de 200 mil habitantes, o segundo turno passa de 25 de outubro para 29 de novembro. Segundo os propositores do adiamento é preciso garantir que os brasileiros possam votar sem medo de serem contaminados pelo novo coronavírus.

Ativistas digitais
O isolamento decorrente da pandemia tem deixado à mostra, o ativismo de vários bebedourenses, nos mais variados assuntos, dos mais variados matizes, passando da cultura à política, da saúde à economia. Maduros e cultos, estes navegadores da terrinha têm compartilhado nas redes, verdadeiros achados, além de seus comentários oportunos e inteligentes. Destaco o funcionário do Saaeb Ambiental Reginaldo Sereno, o advogado Amândio Pinho, o criador de animais Roque Ceneviva, o prof. José Renato Garcia, o prof. e geólogo Carlos Eduardo Cardoso, o Gão, e a enfermeira Jéssica Camargo Malagutti. Então, é possível sim, construir pontes nas redes sociais, onde nem o ódio nem os xingamentos ocupam o mínimo espaço.

Críticas ao vento
De outro lado, também nas redes, muitos têm criticado o governo do Estado de SP por estabelecer multas para os que se recusam usar máscaras para proteger a si e ao próximo, alegando que se ninguém tem dinheiro, como assim, pagar multas… O que será que falta para entenderem que o objetivo não é arrecadatório e sim, o estímulo à obediência a uma regra que beneficia a todos? Se não quer botar a mão no bolso, use a máscara… do mesmo jeito que basta obedecer as regras de trânsito, que não se perde a carteira de habilitação por excesso de pontos. Raciocínio ilógico é difícil entender. Ou será só para contrariar?

Nas alturas
A curva de casos de Covid-19 precisando de internações tem crescido exponencialmente, no interior de São Paulo e a porcentagem de ocupação dos leitos de UTI já preocupa as autoridades. Nas Regiões Administrativas de Barretos e Ribeirão tem sido assim, nas últimas duas semanas. Mas, aqui tudo caminha para a abertura dos 20 leitos de terapia intensiva do Hospital Estadual de Bebedouro. O prefeito Galvão, como disse Henrique Prata, não vai sossegar enquanto não conseguir fazer esse gol de placa. E são muitos os interessados em ajudá-lo, como os empresários José Luiz Cutrale e José Francisco dos Santos, que estiveram visitando as instalações do Hospital nesta semana, ou pessoalmente, ou através de seus homens de confiança. Já deu certo, para desespero dos opositores… como se fosse possível fazer politicagem numa hora dessas.

Em Portugal
Cresceu 75% o número de pedidos para brasileiros fixarem moradia em Portugal. Foram quase 500 mil novas autorizações. Há bem mais tempo, vários bebedourenses optaram pelo país que descobriu o Brasil e vivem lá muito bem.

 

Publicado na edição nº 10498, de 4 a 7 de julho de 2020.