Portas abertas

por Sarah C. P. Cardoso

0
122
Em encontros com Rodrigo Garcia, vice-governador de São Paulo, o ex-prefeito Fernando Galvão tem intermediado os pedidos e necessidades dos representantes de nossa microrregião. Nesta semana estiveram no Palácio dos Bandeirantes, os prefeitos de Monte Azul, Guaíra e Viradouro. É um canal eficiente de comunicação que se abriu com Galvão atuando no governo de SP.
(Heire Montagner)

Bem de família

Para sorte de Bebedouro, Ângela Turchetto e José Francisco dos Santos educaram seus filhos como cidadãos e não herdeiros. Na foto, Fran Turchetto como é conhecido, ajudando escolher entre os desenhos dos alunos da Escola Otavio Guimarães Toledo,  os dois ganhadores das bicicletas doadas por ele, no programa Elas da RBFM.

(Túlio Habib Silva)

Alegria, alegria

“Sem lenço, sem documento/Nada no bolso ou nas mãos/Eu quero seguir vivendo, amor/Eu vou/Por entre fotos e nomes/Eu vou…”, escreveu Caetano. E por entre estas fotos e nomes, os das jovens Lena Habib, (depois Silva), Leda Valente, (depois Latorre) e Bia Janini, (depois Marchesi) trazem, diretamente das minhas lembranças guardadas, a canção que é uma exultação à alegria, à irreverência, à vontade de viver. Valeu meninas!

Frase da semana:

“Pensar fora da caixa hoje é pensar dentro da caixa”.

Nizan Guanaes, reconhecido e festejado publicitário brasileiro, lançou este slogan para sua nova empresa ‘N Ideias Fazedoria de Comunicação Estratégica’.

Predadores da imprensa

Em tempos de ataques explícitos à liberdade de imprensa, as mulheres jornalistas recebem o dobro de insultos e ofensas feitos no Twiter, principal palco dos ataques, em relação aos profissionais homens, conforme aponta estudo entre 200 perfis nesta rede social de jornalistas brasileiros, feito pela Revista AzMina e InternetLab. Foram identificados 7,1 mil tuites com conteúdo ofensivo em 133 perfis de mulheres e 67 de homens jornalistas, de maio a setembro de 2021.

As e Os mais ofendidos

Na lista dos 10 jornalistas mais ofendidos, seis são mulheres. Em 1º lugar está Eliane Cantanhêde (do O Estado de São Paulo); em 2º, Vera Magalhães (do O Globo e Roda Viva); em 3º, Guga Chacra (da Globo News); em 4º, 5º e 6º, Miriam Leitão (O Globo), Daniela Lima (CNN Brasil) e Mônica Bérgamo (Folha de São Paulo). Em 7º e 8º, dois homens, Reinaldo Azevedo (da Band News) e Claudio Dantas (do site O Antagonista); em 9º, Cynara Menezes (do blog Socialista Morena), e em 10º, Gerson Camarotti (da Globo News). Dos tuites recebidos por mulheres, 17% são ofensivos, contra 8% dos recebidos por homens. A ONG Repórteres Sem Fronteiras diz que os ataques “têm nível inimaginável de vulgaridade”.

Encontro

A recém-eleita presidente da OAB-SP Patricia Vanzolini e seu vice Leonardo Sica já se reuniram na segunda-feira (6), com o presidente da Alesp, deputado Carlão Pignatari (PSDB). No encontro, foram discutidas demandas da advocacia prioritárias na nova gestão da OAB/SP.

Cumprindo sua promessa de campanha, Vanzolini  entregou um ofício ao presidente da Assembleia solicitando a aprovação do Projeto de Lei 612, de 2021, que define como falta grave por servidor público estadual, a violação de prerrogativas profissionais da advocacia.

Encontro 2

Patrícia Vanzolini e Leonardo Sica também se reuniram com o governador de São Paulo João Doria, na sexta (10), mas até o fechamento da edição os assuntos discutidos não haviam sido divulgados.

De volta

O Fundo Social de Solidariedade de Bebedouro, mesmo que não tenha sido este o mote, está resgatando uma antiga prática lá dos idos do século passado, nos anos 60, 70 e 80, quando fazíamos um tour pelas casas, para apreciar decorações natalinas, principalmente os presépios, muitas vezes até animados, com monjolos em funcionamento à base de água. Agora, para incentivar as famílias bebedourenses a expor o espírito natalino, o FSS vai premiar as três mais bonitas decorações externas de residências.

Os interessados devem enviar fotos da decoração externa das residências até 15 de dezembro, no e-mail natalluz@bebedouro.sp.gov.br. Serão aceitos registros de árvores de natal, presépio, iluminação ou outra decoração que represente o espírito natalino da família. Os três vencedores vão receber uma cesta com vários produtos de artesãos de Bebedouro.

_______________________________________

Boletim Festa Direito de Viver

“É uma festa ecumênica, pois a doença é de todos”

Voluntário desde a primeira edição, Jorge Dezem relata os motivos para continuar ajudando.

Pioneiro da Festa Direito de Viver, o engenheiro agrônomo Jorge Dezem trabalha voluntariamente em prol do Hospital de Amor, desde o começo.  Ele relembra, com felicidade, do barracão de festas da Feccib velha com mais de 8 mil pessoas durante os três dias de festas, com bingo, leilões e barracas de comidas.

“Essa festa é diferente de todas. É ecumênica, pois a doença é de todos. Eu me sinto realizado. Com a pandemia, tivemos que reinventar”, conta, relembrando que desde 2020, a festa acontece em formato online.

O engenheiro afirma que se preciso for, se reinventará ainda mais para continuar. “Eu já precisei do Hospital de Amor, pela minha filha. Vou ser sincero, não há distinção no tratamento. Fortalece saber que você está ajudando uma causa justa. É humanitário”, conta o engenheiro.

“Hoje minha filha está bem. Nunca imaginei que precisaria do Hospital de Amor para uma jovem. Precisei e fui muito bem assistido. Por isso, cada vez mais empenho em me doar”, reforça Dezem, que desabafa sobre a necessidade da população colaborar com a campanha.

“Estamos sentindo falta da população em vir de encontro conosco nessa campanha. Com este baita prêmio, um apartamento de R$ 250 mil, está com baixa adesão. Por isso peço: venha nos apoiar, para levar o mínimo, mas que será o necessário, para o Hospital de Amor”, finaliza.

Para contribuir, cupons no valor de R$ 12 podem ser adquiridos.  Identifique o ponto de venda mais próximo pelo telefone AVCC: (17) 3343-6291.

Publicado na edição 10.631 de 11 a 14 de dezembro de 2021.