‘Se eu fechar os olhos agora’ promete mistério

0
157
Ficção - Débora Falabella vive a misteriosa Isabel em série da Globo. (Gshow Maurício Fidalgo)

A década de 60 foi escolhida para ambientar a nova série da Globo, ‘Se eu fechar os olhos agora’ com história na fictícia São Miguel, interior do Rio de Janeiro. A narrativa escrita por Ricardo Linhares chega com a promessa de levar aos telespectadores, mistério e intriga em 10 episódios.
A história é baseada na obra homônima de Edney Silvestre e fala da chegada à vida adulta de dois jovens adolescentes, injustamente acusados de um crime que não cometeram. A direção artística é de Carlos Manga Jr. e traz no roteiro temas como a dificuldade dos relacionamentos amorosos, familiares, sociais e dos segredos que cada personagem esconde para ocupar seu papel na comunidade.
Murilo Benício, Débora Falabella, Mariana Ximenes, Gabriel Braga Nunes, Antônio Fagundes e Milton Gonçalves estão na linha de frente, pelo que se espera grandes atuações.
O folhetim começa quando os adolescentes Paulo, João Gabriel D’Aleluia, que posteriormente será vivido por Milton Gonçalves e Eduardo, papel de Xande Valois, encontram o corpo da jovem Anitta, personagem de Thainá Duarte, à margem de um lago. Como são acusados pelo crime, os dois começam a investigar o caso por conta própria e acabam descobrindo grandes mistérios que ameaçam o jogo político e social de São Miguel. O personagem de Milton Gonçalves aparece apenas narrando a história do futuro.
Com a morte da jovem, figuras importantes que tinham relações obscuras e dúbias com a vítima, tornam-se suspeitas, como é o caso do prefeito da cidade Adriano, interpretado por Murilo Benício, assim como a primeira-dama Isabael, papel de Débora Falabella, o empresário Geraldo (Gabriel Braga Nunes) e sua mulher Adalgisa (Mariana Ximenes), além do marido da vítima, o dentista Francisco, interpretado por Renato Borghi, que acaba confessando o crime.
Para intrigar ainda mais os investigadores e os moradores da pequena cidade, outros assassinatos começam a acontecer. Com isso, Paulo e Eduardo precisam esclarecer os crimes o mais rápido possível para não serem os próximos. É neste momento que surge na trama, o enigmático Ubiratan, personagem de Antônio Fagundes, a quem os jovens rapazes pedem ajuda.
Juntos irão tentar reconstruir os fatos que levaram ao crime. A desconfiança de que o réu confesso é uma fraude, aumentam quando o passado de Anita é investigado. Ao que parece, na cidade, ninguém quer descobrir o que de fato ocorreu com aquela jovem, visto que, aqueles que mais se aproximam da verdade são liquidados.
A série foi lançada em 29 de agosto e já está liberada para locação no canal Now. Para os assinantes da plataforma digital Globo Play, os episódios, na íntegra, vão ser disponibilizados ainda este mês, antes da estreia na TV aberta.
O autor Ricardo Linhares, que ao lado de Gilberto Braga escreveu grandes sucessos como ‘Paraíso Tropical’ e ‘Insensato Coração’, pode, desta vez, mostrar todo seu talento ao escrever uma obra sozinho e em horário onde pode ousar e abusar da criatividade. Recentemente, Linhares foi convocado pela Globo, para auxiliar nos textos de ‘A Lei do Amor’ e ‘Deus Salve o Rei’, duas novelas que se perderam no meio do caminho e acabaram por ver suas audiências caírem. Curiosamente, com a ‘mãozinha’ do autor, as histórias voltaram a agradar e viram o ibope subir.

Globo Play em mudanças
A plataforma digital da Globo recebeu novidades na última semana. Isso prova que as mudanças prometidas começaram acontecer. Agora, conteúdos internacionais também farão parte do catálogo, que não está restrito apenas a produtos da emissora.
Vários filmes foram adicionados, dentre eles “Terror na Ilha” e “Os Mercenários”. Na guia de série, o humorístico ‘Toma Lá Dá Cá’ ganhou todos os episódios da segunda temporada, o que quebrou o protocolo de um episódio por semana. A série ‘The Good Doctor’, também foi publicada na íntegra e o trailer de ‘Assédio’, com Antônio Caloni, Adriana Esteves, Paolla Oliveira e grande elenco já está disponível. Neste caso, a série foi exclusivamente produzida para o streaming e não tem previsão de ir ao ar na TV aberta. Até as crianças ganharam espaço com várias animações do canal Gloob disponíveis. É… Parece que a Netflix encontrou um concorrente em potencial.

(…)

Publicado na edição nº 10308, de 7 a 10 de setembro de 2018.