Símbolo

0
171

Preconizando vacinas e medidas sanitárias, na pessoa de Thais Teixeira, símbolo dos cuidados na pandemia, homenageamos os enfermeiros, no dia dedicado a eles, 12 de maio. Obrigado Thaís, obrigado enfermeiros de Bebedouro.

Antes tarde…

Mesmo atrasado e com trabalhos em plena execução, assume cadeira na Câmara, o vereador Tchelão, que na posse, elencou todos que lhe deram forças para resistir e agora, assumir seu posto por direito.

Ala feminina

O governador de São Paulo Dória dá aulas quando o assunto é privilegiar as mulheres em postos chave de seu governo. Sensibilidade e senso de equidade.

Simpatia

A turma de frequentadores da Banca Nakamura tem diminuído na pandemia. Esta semana estavam lá, sozinhos, mas igualmente sorridentes, a atendente Edivânia Felipe e o assíduo Aluisio Gomes. O bom dia deles muda nosso humor sempre para melhor.

Frase da semana 

“A máscara é um desconforto insignificante comparado ao sofrimento causado pela doença”.

Drauzio Varella, médico cancerologista, articulista da Folha de São Paulo e comentarista da Rede Globo de Televisão.

 

Sim, ainda existe

De acordo com a Ação Civil Pública aberta pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Mato Grosso do Sul, no TR do Trabalho daquele estado, foi denunciado ser comum por parte de editor-chefe de jornal de Campo Grande, ameaças motivadas pelo argumento inadmissível de que “mulher só dá problema”. A atitude foi confirmada por testemunha. A empresa jornalística também realizava reuniões segmentadas por gênero.

Sim, ainda existe 2

Estádio de futebol é interditado após agressão a repórter do Globoesporte.com, ocorrida na quarta (5), após partida do campeonato piauiense de futebol.
A Federação de Futebol do Piauí anunciou que o agressor foi proibido permanentemente de assistir presencialmente às partidas organizadas pela entidade ou pela CBF, que atacou a repórter enquanto ela gravava uma briga entre as equipes do Altos e do Fluminense-PI. A jornalista teve seu celular tomado pelo agressor, e ao tentar reavê-lo, a jornalista foi afastada por ele de modo agressivo. Na sexta (7), o Tribunal de Justiça Desportiva do Piauí determinou a interdição do estádio Felipão, por ter sido palco de briga e de agressão a jornalista.

Visita da Cetesb

O Saaeb Ambiental recebeu engenheiros da Cetesb para fiscalizar as obras da Estação Elevatória de Esgoto, a 1ª delas que transportará o esgoto doméstico até a nova ETE do Córrego Bebedouro; e instalação dos 24 macro medidores instalados em todos os poços e nas duas captações. “Foi constatada que toda a parte civil da obra já foi concluída. Cabe agora ao Saaeb, através de licitação, adquirir bombas e gradeamento”, explica Feltrim, presidente da autarquia.

Visita 2

Já a obra da ETE do Córrego Bebedouro está 80% concluída e Feltrim explica ter-se optado por um sistema que terá grande eficiência na redução da carga orgânica com vista à recuperação da vida no Córrego Bebedouro.

Fazendo Bonito

A Prefeitura de Bebedouro começa as atividades da 21ª edição da campanha “Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, comemorado todo 18 de maio, mas, por causa da pandemia, terá somente atividades on line até outubro.
A ação é promovida em parceria da Rede Criança e Adolescente, Depto. de Promoção e Assistência Social, Semeb, ICDH e CPFL, com o objetivo maior de sensibilizar a sociedade para que tome partido na luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, para garantir-lhes desenvolvimento protegido e seguro, livres do abuso e da exploração sexual.

On line

Haverá aulas remotas com debates, estímulo de discussões nos meios de comunicação e execução de reuniões e transmissões sobre o tema; realizações de atividades via internet de contação de histórias, jogos, leitura de textos e poesias, atividades musicais, exibição de filmes e transmissões ao vivo realizadas por artistas e pessoas de referência local, com debates posteriores.

Mais uma para os idosos

Chamada de Maio Vermelho, a Campanha é de prevenção ao Câncer Bucal e dirigida aos idosos, durante a vacinação contra gripe e H1N1. No sábado (15), as orientações estarão disponíveis em todas as ESFs, sendo especialmente destinadas aos portadores de próteses bucais, que alí aprendem como prevenir o câncer de boca e orofaringe com ações simples, como diminuir o consumo de cigarros e álcool, manter dieta saudável e tratar lesões na boca.

Moçada

A Tereos abre inscrições para seu programa de estágio ‘Jovens Talentos’ que vão até 16 de maio. Há vagas para as oito unidades do Grupo: Colina, Guaraci, Guaíra, Olímpia, Pitangueiras, Severínia, Tanabi e Palmital. Neste ano, há oportunidades para estudantes de várias áreas do ensino superior, Administração, Agronomia, Comércio Exterior, Contabilidade, Direito, Economia, Engenharia Agronômica ou Agrícola, Engenharias em geral, Psicologia, Publicidade, Matemática. Ciência da Computação, Comunicação Social, Relações Internacionais, Tecnologia da Informação, Química e Nutrição.

Passaporte

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, através de proposta do deputado Geninho Juliani e mais 14 parlamentares, reúne-se em audiência pública para discutir passaporte sanitário. Segundo o autor, o projeto tem por objetivo criar uma versão digital da caderneta de vacinação específica para a Covid-19, desenvolvida pelo Ministério da Saúde, em parceria com as Secretarias Estaduais de Saúde, de modo a permitir que, passado o pico de contaminação da doença, as pessoas voltem a viajar em âmbito nacional ou internacional, de forma segura, responsável, com proteção a todos os envolvidos.

Passaporte 2

“A ideia é que esse documento seja elaborado pelo Ministério da Saúde, por meio do Conecte SUS Cidadão, incentivando o turismo daqueles que já estão devidamente vacinados ou daqueles que apresentem teste de Covid-19 negativo, bem como, fomente a recuperação do setor de viagens e turismo e de muitas economias locais dos municípios turísticos, sempre considerando que já tenha passado o pico de contaminação pelo coronavírus e as cidades destino não estejam com restrição local de circulação, como lockdown ou toque de recolher aos cidadãos”, explica Geninho.

Causa e consequência 

Nesta pandemia vemos retratadas com mais evidência e repetidamente, as faces do brasileiro. Uma delas é encontrar um culpado para suas mazelas. A bola da vez é o prefeito Lucas Seren, sendo imputada a ele toda a responsabilidade pelo crescimento de casos da Covid-19, na cidade. Na Câmara, os vereadores têm sido malcriados e ofensivos em suas falas, parecendo viver em outro planeta. Será que nenhum deles ficou sabendo que circula entre nós, a mutação mais transmissível que o vírus original? Falta conhecimento ou é má fé? Até o uso da máscara encontra resistência entre eles. Sugiro que acompanhem as matérias da Gazeta sobre a pandemia, inclusive liberadas a todos na internet, mesmo que não sejam assinantes. É nosso dever de informar falando mais alto que nossa verve empresarial.

Publicado na edição 10.578 de 15 a 18 de maio de 2021.