Sobem para 43 os casos positivos da Covid-19 em Bebedouro

Governo de SP anuncia plano para retomada gradual da economia e região de Barretos, a que Bebedouro pertence, pode flexibilizar medidas de isolamento.

0
514

Dois novos casos positivos da Covid-19 foram registrados em Bebedouro, nesta quinta-feira (28), subindo para 43 os casos confirmados, segundo dados da Vigilância Epidemiológica. Dos 43 pacientes com a doença, 30 são de Bebedouro e 13 são moradores da microrregião.

Os casos descartados subiram para 186, sendo 144 de Bebedouro e 42 da região. Ainda de acordo com o boletim, quatro pessoas aguardam resultados de exames, três bebedourenses e um morador da microrregião. Outros 32 são pacientes recuperados. No total, 233 notificações foram registradas.

Há uma internação em estado grave, na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Unimed. Não há pacientes em enfermaria. A cidade mantém apenas um óbito, ocorrido em Barretos, cuja vítima passava por tratamento contra câncer, contraiu Covid-19 e faleceu. Por ser moradora de Bebedouro, o falecimento deve ser contabilizado aqui, segundo determinação do Ministério da Saúde.


Plano São Paulo

O governador João Doria apresentou, na quarta-feira (27), em coletiva de imprensa, o Plano São Paulo, para reabertura de setores da economia durante a quarentena de enfrentamento ao coronavírus. A partir de 1º de junho, índices de ocupação hospitalar e de evolução de casos em 17 regiões do estado vão definir cinco níveis restritivos de retomada produtiva, segundo critérios médicos e epidemiológicos, para que o sistema de saúde continue em pleno funcionamento.

As cinco fases do programa vão do nível máximo de restrição de atividades não essenciais (vermelho) a etapas identificadas como controle (laranja), flexibilização (amarelo), abertura parcial (verde) e normal controlado (azul).

A região de Barretos, a que Bebedouro pertence, está na fase amarela, ou seja, possibilitando maior flexibilização das medidas de isolamento, como a reabertura total de serviços imobiliários, escritórios e concessionárias, segundo protocolos sanitários. Comércio de rua, shoppings, salões de beleza, bares e restaurantes poderão funcionar com restrições de horário e fluxo de clientes.

A cobertura completa da coletiva e a retomada gradual da economia, através do Plano São Paulo, estará disponível nas edições, impressa e digital da Gazeta, no sábado (30).


Índice de isolamento

O Simi-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente), que contabiliza o índice de isolamento das cidades paulistas com população acima de 70 mil habitantes, aponta que o isolamento em Bebedouro volta a subir e a cidade retorna ao ranking das 20 cidades com melhores índices do estado.

Na sexta (22), o índice de Bebedouro estava em 51%, mas no sábado, caiu para 49%. No domingo, subiu novamente para 51%. Foi na segunda (25), em que adiantou-se o feriado estadual de 9 de julho, que a cidade registrou maior índice dos últimos dias, 57%, voltando a compor o ranking das cidades com maior isolamento, no 3º lugar da lista. Na terça (26), Bebedouro registrou 46% de isolamento e na quarta (27), subiu para 50%.

Dentre os municípios da região, contabilizados pela Gazeta, Bebedouro volta a ser o de índices mais altos, seguida de Sertãozinho, Jaboticabal, Ribeirão Preto, Matão, São José do Rio Preto e Barretos.