Sucesso que não acaba

0
281
Série de Sucesso – ‘Sob Pressão’ está no ar todas as noites de quinta-feira, na Rede Globo e mostra o dia a dia de médicos, enfrentando a realidade da saúde pública, no Brasil, sempre abordando temáticas sociais importantes a serem discutidas. (Gshow/Rede Globo)

É de se prestar atenção na série ‘Sob Pressão’, exibida pela Rede Globo e produzida em parceria com a Conspiração Filmes. A série já está em sua terceira temporada e não cansa. No último episódio exibido na quinta-feira (23 de maio), a série registrou mais audiência que a novela das seis ‘Órfãos da Terra’. No entanto, não é de se ficar espantado com tamanho sucesso, a terceira temporada chegou mantendo o mesmo objetivo: retratar a realidade do dia a dia dos hospitais públicos, mas sempre com elementos extras. Agora, a série está mais crítica.

Sucesso que não acaba 2
‘Sob Pressão’ que estava mais eficaz nas críticas sociais desde a segunda temporada, agora está ainda mais. Desta vez, a série traz a cada episódio, fatos baseados em acontecimentos reais. Em sua estreia, por exemplo, a narrativa era sobre a greve dos caminhoneiros que aconteceu há um ano no país inteiro. Em um outro episódio, o fato era sobre uma mulher esfaqueada pelo ex dentro de um shopping. A crítica social está forte, a retratação da realidade, mesmo com elementos ficcionais inseridos, está sendo responsável pela alta audiência. É sucesso que não acaba mais.

Começou com tudo
Walcyr Carrasco realmente pode receber o título de ‘Salvador de audiência’. O autor que estreou ‘A Dona do Pedaço’, na segunda-feira (20 de maio), conquistou o telespectador. Vale lembrar que a primeira semana da nova novela das nove apresentou a primeira parte, ambientada na década de 90. Mesmo assim, a história central de amor proibido, que narra a saga de Maria da Paz (Juliana Paes) e Amadeu (Marcos Palmeira) e suas famílias rivais, reuniu cenas de ódio, vingança e muito sangue e, mesmo assim, conseguiu superar a semana de estreia de suas nove antecessoras.

Começou com tudo 2
Os números são os maiores dos seis primeiros capítulos de uma novela desde 2013. Entre os dias 20 e 25 de maio, a novela fechou com 32 pontos de média, segundo o Kantar Ibope na grande São Paulo. O início da novela aconteceu com narrativa ágil, vários acontecimentos e grandes momentos protagonizados por Fernanda Montenegro, que se despediu do folhetim no capítulo de sexta-feira (24). Só para ter ideia, a primeira semana de ‘O Sétimo Guardião’ fechou com 29 pontos.

Enquanto isso na RecordTV
Ao mesmo tempo que a Globo apresenta mais uma novela das nove, a RecordTV também foi marcada por estreias. Desta vez, com texto de Cristiane Fridmann, a emissora de Edir Macedo exibe para o telespectador desde terça (21 de maio), uma novela contemporânea, fugindo das anteriores com temáticas bíblicas. No entanto, a estreia da nova trama, protagonizada por Camila Rodrigues, foi bem nos números em sua primeira semana, com média de quase 10 pontos. Mas, a audiência caiu bastante na semana seguinte. Na segunda (27 de maio) a trama registrou apenas 8 pontos, ficando atrás do SBT e perdendo feio para a Globo que no momento marcou 31,7 pontos com a novela das sete ‘Verão 90’.

Ideia boa
O Canal Viva divulgou sua próxima trinca de novelas a serem reprisadas. ‘Chocolate com Pimenta’ de Walcyr Carrasco; ‘O Clone’ de Glória Perez e ‘Selva de Pedra’ de Janete Clair. A ideia é boa, só que mais uma vez, o Viva caminha na contramão de seu objetivo que é reprisar novelas mais antigas. ‘O Clone’ é de 2001 e ‘Chocolate’ de 2003, apenas ‘Selva de Pedra’ está dentro do proposto, pois a trama foi exibida, originalmente, em 1986.

Ideia boa 2
O fato do canal pago da Globo estar optando por telenovelas mais recentes dá-se pelos direitos autorais, tanto dos atores, como das trilhas sonoras. No entanto, as novelas não foram más escolhas. ‘O Clone’ certamente será um sucesso, assim como ‘Chocolate com Pimenta’ que, inclusive, já foi reprisada na Globo, outras duas vezes, em 2009 e 2012. Se nada mudar, o telespectador já pode se preparar para esta trinca.

Novidades no streaming
A Netflix divulgou 66 novos títulos, a entrar em cartaz em junho, em sua plataforma. Agora, os fãs de séries poderão curtir novas temporadas e fazer as famosas maratonas. Entre as séries que estão programadas para entrar no catálogo, ‘The 100’ lança sua quinta temporada de aventuras, a partir de sábado (1º). Já na quarta (5), a série que também lança sua quinta temporada é ‘Black Mirror’. Ainda na primeira semana do mês, na sexta (7), a série brasileira 3% começa mais uma história. Nesse mesmo dia serão lançadas ainda, a minissérie ‘As ‘Crônicas de San Francisco’ e ‘Designated Survivor’, em sua terceira temporada.

Novidades no streaming 2
Ainda para o mês de junho, a plataforma streaming vai disponibilizar a segunda temporada de ‘Dark’ e seis temporadas completas de ‘Glee’, série teen, sucesso na década passada entre os adolescentes. Filmes como ‘A Casa do Lago’ e ‘Missão Impossível – Nação Secreta’ também entram no catálogo, assim como o longa-metragem de Maisa Silva, ‘Cinderela Pop’ e o clássico dos livros ‘A Garota no Trem’. Para quem gosta de documentários, a Netflix também preparou novidades, dentre elas ‘Guerras do Brasil’, que entra em cartaz na segunda (3), mostrando como a violência e os conflitos armados moldaram o país ao longo do século.

(…)

Publicado na edição 10399, de 1º a 4 de junho de 2019.