Transmídia: elemento nas novelas que prova a reinvenção do gênero

0
578
Sucesso dentro e fora da novela – O perfil do instagram da personagem Vivi Guedes tem mais de 600 mil seguidores e funciona tanto dentro da novela quanto na vida real. E você, já seguiu esse perfil?

Não é de hoje que as novelas estão cada vez mais próximas do seu público. Mais forte que isso, os roteiristas buscam estar sempre mais ativos no avanço da tecnologia e sempre tentam inserir esses novos formatos nos capítulos, através dos personagens. O nome deste efeito é transmídia, basicamente uma conversa entre vários meios de comunicação que falam do mesmo assunto, para explicar de forma mais simples.
A atual novela das nove da Rede Globo, ‘A Dona do Pedaço’ apresenta, de forma clara, esse novo efeito tecnológico. Uma das personagens, Vivi Guedes, vivida por Paolla Oliveira é digital influencer e o perfil da personagem, @estiloviviguedes existe no instagram e já acumula milhares de seguidores.
No capítulo de segunda-feira (15), a novela apresentou o desastroso casamento da personagem com o investigador Camilo, papel de Lee Taylor. Na ocasião, antes de entrar na igreja, Vivi gravou um stories no instagram através de seu perfil e, simultaneamente, quem estava no sofá da sala com o celular em mãos, conseguia ver o stories na conta da personagem.
Uma evolução, com certeza, neste estilo. Além do público estar cada vez mais atento ao que acontece no mundo da teledramaturgia e comentando tudo o que acontece nas cenas no twitter, inserir efeitos como este merece sim ser comentado. É uma inovação e é a prova de que não estamos no fim da era televisiva e sim que somos capazes de conciliar as duas coisas, ou seja, a internet cresce, sem limites, mas a televisão, ao contrário do que muitos especulam, não está se desgastando e sim se reinventando.
No entanto, não é de hoje que as novelas apresentam essa ferramenta de inteiração com o público. Em 2009, durante a novela ‘Viver a Vida’ de Manoel Carlos, a personagem Luciana, de Alinne Moraes, após sofrer grave acidente, torna-se dependente de uma cadeira de rodas quando fica tetraplégica.
É neste momento da trama que para dar um impulso a mais na vontade de viver, os amigos e familiares motivam Luciana a criar um blog. ‘Sonhos de Luciana’ era alimentado diariamente pela personagem e, na vida real, o blog existia, o telespectador conseguia ler as publicações, deixar comentários e interagir com a personagem que, todos os dias, às nove da noite, estava roubando a cena da protagonista daquela novela.
São exemplos como este que nos fazem refletir sobre o futuro da televisão no Brasil e no mundo. O poder da reinvenção nunca foi tão forte e duradouro, basta ver os seguidores que a personagem da novela das nove tem. Basta acompanhar os stories diários que Paolla Oliveira grava na conta de sua fictícia digital influencer. Basta ainda, analisar as fotos que a mesma posta na rede social, instantaneamente com a sessão de fotos que Vivi Guedes faz na trama. A televisão se reinventa, a internet não para de crescer, o público está cada vez mais exigente e a tecnologia está aí para atender cada uma dessas condições.

Publicado na edição de nº 10411, de 20 a 23 de julho de 2019.