Um dos melhores deste ano, ‘Fale Comigo’ é terror inteligente, moderno e perturbador

Marcos Pitta

0
146
Surpreendente - ‘Fale Comigo’, é terror moderno e tem Sophie Wilde dando show como protagonista. (Foto: Reprodução/Internet)

Lançado nos cinemas em agosto e ainda em cartaz, o terror ‘Fale Comigo’ é muito mais que um simples filme de terror que segue a receita tradicional a que estamos acostumados há décadas. Vai além. Os diretores e irmãos Michael e Danny Philippou, youtubers antes de tudo, constroem uma narrativa envolvente, perturbadora e inteligente, indo do clássico terror ao mais atual, colocando de forma bem encaixada, a tecnologia, tão presente nos dias de hoje, dentro do filme e explorando, como ninguém, este universo on-line que eles conhecem muito bem, sem deixar o filme ruim como é o caso de muitos terrores que usam a tecnologia como protagonista e falham, miseravelmente, na entrega do que o público mais gosta: ser surpreendido enquanto vive um bom filme de terror.

‘Fale Comigo’ conta a história de Mia, papel de Sophie Wilde, assombrada pela morte recente da mãe e pela falta de diálogo com seu pai e que procura conforto na família de uma melhor amiga. Enquanto busca conexão com a família de Jade (Alexandra Jensen), em seu irmão mais novo Riley (Joe Bird) e sua mãe, Sue (Miranda Otto), Mia só encontra um vínculo real com uma mão sinistra que conduz todo o fio narrativo.

Esta mão é a espinha dorsal da história e é através dela que um grupo de jovens pratica rituais macabros de receber e incorporar espíritos absolutamente sem cerimônia, como uma prática estimulante e entorpecente. É nesta prática que os diretores incluem a tecnologia, afinal, a brincadeira envolve um público espectador, pois enquanto alguém segura a mão sinistra e permite-se conversar com o espírito que ali está, a tradição é que o restante do grupo filme o rito e publique nas redes. Isto gera engajamento.

É neste ponto, também, que o terror começa a ficar perturbador, quando Riley faz a brincadeira, mas não consegue se desvencilhar do espírito, assim como acontece com Mia, ainda mais intensificado com a morte da mãe.

A protagonista, então, começa a tomar decisões inteligentes, mesmo que para os outros personagens possa ser os maiores absurdos e as sequências filmadas pelos diretores aterrorizam quem está na poltrona do cinema. É um tipo de terror inovador, sim, com ingredientes clássicos, pois não existe maneira inteligente de criar um filme de terror bom, fugindo da receita original. Vale a pena dar uma chance, vale, inclusive, o preço alto da pipoca e do refrigerante, pois ‘Fale Comigo’ é um dos melhores filmes de terror lançados em 2023, correndo o risco de não perder este posto.

Publicado na edição 10.786, sábado a terça-feira, 9 a 12 de setembro de 2023