Uma novela dentro da outra

0
192
A Força do Querer - Juliana Paes se destacou na trama de Glória Perez dando vida a Bibi, mulher que se envolvia com traficante e acabou entrando para o crime. (Reprodução/internet)

A Globo confirmou a reprise de ‘A Força do Querer’, de Glória Perez, exibida originalmente em 2017 como substituta de ‘Fina Estampa’, no horário das 21h. Isso aconteceu devido ao adiamento da continuação de ‘Amor de Mãe’, apenas para 2021. No entanto, para quem acompanhou a novela, a personagem de Juliana Paes, Bibi Perigosa foi inspirada em um caso real e a verdadeira Bibi entrou na justiça para tentar impedir a reprise do folhetim, alegando direitos autorais e também que não teria recebido alguns valores combinados em contrato para a venda da novela para outros países. Agora, o que nos resta é aguardar. Por enquanto, a novela continua confirmada para entrar no ar em meados de setembro.

Mais reprises
Além de ‘A Força do Querer’, a Globo ainda não confirmou os títulos, mas já deixou claro que os horários das 18h e 19h também serão ocupados por reprises, assim que ‘Novo Mundo’ e ‘Totalmente Demais’ chegarem ao fim. Muitas são as especulações. No Twitter, por exemplo, a torcida é grande para que às 7 da noite aconteça uma reapresentação de ‘Cheias de Charme’ e ‘Ti-Ti-Ti’.

Vale a pena ver de novo
A reprise das tardes da Globo ‘Êta Mundo Bom’, está chegando ao fim e a Globo, desta vez, sem mistérios até a última semana, já definiu a substituta. Um clássico estará de volta em setembro e trata-se de ‘Laços de Família’, sucesso de Manoel Carlos exibida em 2000 e já reprisada na faixa em 2005. A novela ficou marcada pela cena em que Camila, personagem de Carolina Dieckmann raspa a cabeça quando descobre estar com leucemia. A Helena da vez é interpretada por Vera Fischer. Essa sim vale a pena ver de novo.

Mudanças no catálogo
Por falar em ‘Laços de Família’, a trama estava prevista para entrar no catálogo do Globoplay em agosto. No entanto, com sua escolha para reprise na TV aberta, a Globo mudou os planos e ‘Torre de Babel’, de Sílvio de Abreu, sucesso nos anos 90 entra na lista de novelas que vieram para ficar no streaming, a partir da primeira semana de agosto.

Buscas crescentes no Google
Depois que algumas novelas entraram para o catálogo do Globoplay, as buscas pelos nomes das novelas aumentaram no Google. Em pesquisa realizada pelo Google Trends, foi possível notar que ‘A Favorita’, por exemplo cresceu absurdamente as buscas pelo nome da novela e também por ‘A Favorita quem era a vilã’. No caso de ‘Tieta’, os aumentos nas buscas aconteceram com o nome da trama e também por ‘em que ano passou a novela Tieta’. Isso prova que as novelas, mesmo que tenham sido exibidas numa era sem ou com pouca internet, continuam aguçando a curiosidade das pessoas nesta era em que a mesma está tão avançada.

Audiovisual Brasileiro
A diretora Gabriela Sallum lançou um documentário intitulado ‘Preciso Te Dizer Com Os Olhos’ e fala sobre esse período de quarentena. Pode parecer clichê, mas não é. A diretora trata a câmera e os ângulos de uma maneira determinante para aquele que assistir conseguir se sentir distante de quem fala (representando o período em que precisamos estar distante), mas ao mesmo tempo, o sentimento é de estar bem perto. Isso se torna possível pelo sentimento que os entrevistados passam, pela decupagem bem feita que passa uma aproximação do espectador com cada um dos personagens. Vale a pena conferir o doc. com pouco mais de seis minutos disponível no link: https://www.youtube.com/watch?feature=youtu.be&v=fPS75e22tqs&app=desktop.

 

Publicado na edição nº 10504, de 25 a 28 de julho de 2020.