União

0
767

Os dois Josés, Geraldo e Francisco, praticam o que podemos chamar de amizade produtiva. O que esta dupla de amigos faz em parceria pelo Hospital de Amor pode até virar música, que o sucesso está garantido. Exemplo a ser aplaudido de pé.

A Cultura pede passagem

Enfim, a Estação Cultura poderá em breve, ser liberada. No pós pandemia, a cidade vai poder contar com este importante espaço da cultura bebedourense, que está recebendo as benfeitorias exigidas pelos bombeiros.

Portas abertas

O chefe de gabinete, Rogério Valverde, acompanhado da jornalista Heire Montagner, estão exatamente onde os acontecimentos fervilham. E as portas se abrem porque eles chegam para resolver. Bons de trampo.

Homenagem

Nesta semana, dona Dagmar Mariano completou 94 anos, com muita saúde. Que cada um de seus filhos, entre eles Luis Claudio, Conrado e Márcia, seus netos e agregados lhe cubram de carinho e muita atenção. Parabéns dona Dagmar.

Frase do dia 

“Tem que mudar a mentalidade de que preto parado é suspeito e correndo é culpado, isso tem que mudar”.

Jornalista Maju Coutinho, ao terminar uma das edições do Jornal Hoje da Rede Globo, ao noticiar que homem negro havia passado três anos preso, injustamente.

#issoaGazetamostra
O vereador Chanel começou bem seu novo mandato. A exemplo do presidente do país, Chanel ataca a Gazeta porque acha que assim, intimida a atuação de nossos jornalistas no cumprimento de nossa missão de informar. O vereador destemperado criou até uma hashtag querendo pautar nosso trabalho. Vereador Chanel, depois de 16 anos cooptando aliados, desta vez, está se sentindo só e, como animal acuado, tem tido reações desproporcionais e descabidas, tanto em relação ao cargo que ocupa quanto ao uso da razão. Sinto muito vereador, a independência da Gazeta é um fato há 96 anos e assim seguirá rumo ao centenário. Doa a quem doer.

“Não me deixe só
Eu tenho medo do escuro
Eu tenho medo do inseguro
Dos fantasmas da minha voz…”
Sugiro que o vereador cante esta música na próxima sessão solene da Câmara. Interpretada por Vanessa da Matta, esta canção combina melhor com o momento vivido pelo membro do Solidariedade.

Até que enfim
Recebemos com satisfação, a notícia da instalação do gradil na plataforma da Estação Cultura, como equipamento de segurança exigido pelo bombeiros, cuja falta impedia à corporação conceder o laudo de vistoria de funcionamento a este importante local da Cultura, que tantos bons eventos já sediou. Os departamentos de Cultura e de Obras e Convênios trabalham nestas melhorias desde o início do ano. Logo que passar a pandemia, Bebedouro poderá finalmente ter de volta este espaço que é referência da cultura da cidade.

Luz
A Assistência e Promoção Social, o Fundo Social e a CPFL se uniram para a troca de lâmpadas em mil residências. As famílias que entregarem lâmpadas antigas de 60w vão receber um kit com cinco unidades com a tecnologia led.
Ainda restam cerca de 280 kits, segundo a presidente do Fundo Social, Cristiane Carone Seren, que convida quem mais precisa a fazer a troca.

Os pais decidem
O retorno presencial às aulas, na Fase 1 da educação municipal, é opcional e uma decisão particular de cada família. Segundo, o secretário Hélio Souza, professores darão todo o suporte, seja no ensino remoto ou no presencial. O ano letivo terá início nesta segunda (8), para todos os alunos de forma remota e, partir do de 18 de fevereiro, de forma presencial para 25% dos alunos do ensino fundamental, com 75% dos alunos em casa. Poderá haver rodízio se mais famílias optarem pelo retorno presencial.

O prefeito professor
“Sou professor e, para mim, educação é e sempre será essencial. Criamos protocolos sanitários rígidos e nossos profissionais estão capacitados para atuar no trabalho preventivo. É importante frisar que, se a família não sentir segurança no retorno, neste momento, pode permanecer com a educação em casa, sem prejudicar o ano letivo do aluno”, explica Lucas Seren.

A partir de março
Já na Fase 2, a presença passa a ser obrigatória e os pais ou responsáveis poderão apresentar atestado médico, justificando a ausência de seus filhos. Vale conferir a tabela. 1ª Fase – 18 de fevereiro: 25% ensino fundamental (EMEB e EMEF); 2ª Fase – 8 de março: 25% educação infantil (EMEI) e 50% ensino fundamental (EMEB e EMEF); 3ª Fase – 22 de março:
50% educação infantil (EMEI), 50% educação infantil (CEMEI) e 50% ensino fundamental.

Fraude corre solta
Em tempos de pandemia, parece que a malandragem encontrou mais tempo para suas artimanhas. Nesta semana, a Prefeitura precisou emitir um alerta de fraude, porque uma mensagem circulando pelo WhatsApp, oferecia a oportunidade de ser feito cadastro para suposto auxílio financeiro. Fake news primário e a Promoção e Desenvolvimento Social postou comunicado orientando a não preencher o formulário, nem informar dados pessoais em links suspeitos. Os mais crédulos são em geral os que mais precisam. Alerta máximo ligado.

Viva a liberdade de expressão
A juíza Pollyanna Kelly Maciel Medeiros Martins Alves, da 12ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal, determinou o arquivamento do inquérito aberto pela Polícia Federal, a pedido do ministro da Justiça, André Mendonça, contra o advogado Marcelo Feller, por uma de suas participações no quadro “O Grande Debate”, da CNN Brasil. O inquérito foi aberto em 2020, com base na Lei de Segurança Nacional, em função do uso, pelo advogado, dos termos “genocida, politicamente falando”, “criminoso” e “omisso” ao referir-se ao papel de Bolsonaro no enfrentamento da pandemia.

Viva a liberdade 2
Para a juíza, Feller não cometeu crime, tendo apenas exercido seu direito à livre manifestação. A juíza criticou ainda o uso da LSN contra o advogado, afirmando tratar-se de ferramenta jurídica que “somente deve ser invocada para efetivamente proteger a existência e a integridade do Estado Democrático de Direito”.

Viva a liberdade 3
E a imprensa continua fazendo seu papel insubstituível nesta pandemia. Agora, o consórcio de veículos da imprensa, formado por UOL, Folha de S. Paulo, G1, Globo News, O Globo, Extra e O Estado de S. Paulo, lançou a campanha “Vacina, Sim”, cujo objetivo é conscientizar a população da importância da vacina e reforçar que ela é uma decisão que protege a todos, especialmente, neste momento em que a pandemia já matou cerca de 228 mil pessoas no Brasil. A campanha foi lançada oficialmente durante o JN.

Adultos na escola
A Semeb informou nesta semana, que abriu as matrículas do programa EJA (Educação de Jovens e Adultos), para o 1º termo (1º ao 3º ano do ensino fundamental), e 2º termo (4º e 5º ano do ensino fundamental). As matrículas podem ser realizadas das 8h às 17h, nas escolas municipais mais próximas à residência do interessado, ou na Emeb Professor Stélio Machado Loureiro, à rua General Osório, 915, Centro.
As vagas são para jovens a partir de 15 anos, adultos e idosos que não tiveram acesso à escola convencional na idade apropriada.

Publicado na edição 10.552 de 6 a 9 de fevereiro de 2021.