
No último domingo (30) Rubens Barrichelo finalmente pode soltar o grito de campeão entalado em sua garganta há 23 anos! Em prova válida pela última rodada da Stock Car, Rubinho assegurou o terceiro lugar e, com a posição, fechou o ano como o grande campeão da mais tradicional corrida de carros no Brasil. Foi emocionante ver a alegria de Rubinho ao cruzar a linha de chegada, comemorando como se fosse uma criança com sua equipe via rádio. Na verdade ele mais chorou do que falou, mas igualmente emocionante sua comemoração! Ao sair do carro, equipe, familiares e rivais o aguardavam para o abraço de parabéns, e a alegria era nítida no rosto de Rubinho, que não conteve a emoção e foi às lágrimas. O título foi mais do que justo pela grande campanha que Barrichelo fez ao longo do ano, e essa conquista provou que o piloto, aos 42 anos, ainda tem muita lenha para queimar. Certamente no ano que vem a equipe que patrocina Rubinho investirá ainda mais, considerando que o piloto deu provas de que é possível ser campeão desde que se faça um bom trabalho. Sua qualidade técnica é indiscutível, desde os tempos de criança, quando de forma imbatível foi 5 vezes campeão brasileiro de kart.
Rubens Gonçalves Barrichello nasceu em São Paulo, no dia 23 de maio de 1972, e é o automobilista brasileiro que mais disputou, de maneira ininterrupta, o campeonato mundial de Fórmula 1 entre os anos de 1993 e 2011, tendo se tornado o piloto mais experiente da história dessa categoria. Foi presidente da GPDA, a Grand Prix Drivers’ Association e representante dos pilotos de Fórmula 1.
Rubinho guiou pela Scuderia Ferrari de 2000 a 2005, como companheiro de equipe de Michael Schumacher, desfrutando de um grande sucesso, incluindo terminar como vice-campeão em 2002 e 2004. A aposentadoria de Schumacher no final de 2006 fez de Barrichello o piloto mais experiente do grid e, no Grande Prêmio da Turquia de 2008, ele atingiu a marca de 257 largadas, tornando-se o piloto com maior número de corridas disputadas na Fórmula 1. Em 2010, no Grande Prêmio da Bélgica, atingiu a incrível marca de 300 GPs disputados.
Após competir pela Brawn GP na temporada de 2009, ele foi confirmado para 2010 na equipe Williams, e teve seu contrato renovado para o campeonato seguinte. Em 2011, Rubens disputou sua 19ª temporada, tornando-se o piloto com maior número de temporadas ininterruptas disputadas. Em 2012, após ser substituído na Williams por Bruno Senna, Barrichello não encontrou oportunidade em outra equipe e, por essa razão, não disputou o campeonato. Com isso, ele correu na Fórmula Indy em 2012, e no fim do mesmo ano disputou 3 corridas na Stock Car Brasil.
Agora, campeão, grandes são as chances de Rubinho continuar na Stock Car, e dependendo dos investimentos e dedicação de sua equipe, alcançar quem sabe mais títulos em sua extensa carreira.
Publicado na edição nº 9779, dos dias 2 e 3 de dezembro de 2014.

