Verdades Secretas: finalmente uma reprise que vale a pena ver de novo

0
31
Sucesso - Por seu papel fantástico como a viciada Larissa, Grazi Massafera foi indicada ao Emmy Internacional como melhor atriz de 2015. A novela venceu na categoria melhor novela. (Tv Globo)

Na terça-feira (24), a Globo começou a reexibir ‘Verdades Secretas’, novela das 11, grande sucesso exibido em 2015, de Walcyr Carrasco. A trama dirigida brilhantemente por Mauro Mendonça Filho foi vencedora do Emmy Internacional naquele ano e repercute até hoje.

Mesmo seis anos após a estreia, a trama protagonizada por Camila Queiroz continua atual e bastante comentada na web, principalmente porque o autor e a Globo já estão trabalhando na segunda temporada da história. Só que desta vez, a direção ficará a cargo de Amora Mautner. As gravações estão em andamento e a estreia deverá acontecer no primeiro semestre de 2022, por isso a decisão de reprisar a primeira parte, agora.

A Globo acertou em cheio. Nem parece a mesma emissora que escalou ‘Império’ para ser reprisada no horário das nove e que vem decepcionando a audiência. Também, nem de longe, lembra a Globo que escalou ‘Pega Pega’ para a faixa das 19h, com tantas novelas boas no acervo. Mas, o horário das 11 foi salvo e ‘Verdades Secretas’ merece ser vista quantas vezes forem reprisadas.

É de se aplaudir de pé o trabalho primoroso desta primeira temporada. Walcyr Carrasco colocou neste projeto toda sua criatividade, ousou na medida certa, abusou de truques folhetinescos sem cair na mesmice e cativou um público que está além da tela da TV, o público da internet que tanto abomina a velha e boa televisão e o produto denominado novela.

Não à toa, quando a Globo anunciou a reprise, a novela passou a ser a mais vista do catálogo do Globoplay, isso sem contar que depois da exibição original a trama sempre esteve ali, no auge, trazendo memes, repercussões e discussões de como o autor vai conduzir a segunda temporada dessa história impactante.

O mais interessante é poder assistir a este trabalho anos mais tarde. Tudo continua ali e é perfeitamente possível enxergar coisas que antes não pareciam visíveis. Para entender o que Grazi Massafera é hoje, mesmo estando nas novelas desde 2006, é preciso rever ‘Verdades Secretas’. Para conseguir visualizar como Marieta Severo voltou com tudo à teledramaturgia novelística, é preciso assistir essa obra e, claro, para sempre enaltecer o talento de Drica Moraes, Rodrigo Lombardi, Ágata Moreira e, sem sombra de dúvidas, da revelação do ano, Camila Queiroz.

A Globo vai exibir a novela na íntegra, tudo com a tentativa de barrar a audiência de ‘A Fazenda 13’ que já estreia no próximo mês na RecordTV. Quem ganha com essa briga pelos números é o público que pode, ao menos no final da noite, apreciar uma novela digna de aplausos.

A audiência da reestreia foi de 13,4 pontos na Grande São Paulo, ainda abaixo da expectativa, mas manteve a liderança absoluta para a Globo, mantendo a RecordTV e o SBT abaixo dos dois dígitos. Com mais capítulos, a trama vai ganhando fôlego e a tendência é de reação. Resta saber se o público vai mesmo abraçar mais uma reprise ou se dedicar a ver mais um reality show na concorrência.

Publicado na edição 10.605, de 28 a 31 de agosto de 2021.