‘A Dona do Pedaço’ estreia com história promissora

0
151
Mudança de vida – Na foto, Juliana Paes no segundo capítulo durante cena em que sua personagem, Maria da Paz, foge para São Paulo após ser jurada de morte. (Divulgação/Rede Globo)

Na segunda-feira (20), a Rede Globo levou ao ar o primeiro capítulo da nova novela das nove, “A Dona do Pedaço”. A trama começou mal em audiência, mas isso já era esperado, tendo em vista que herdou os péssimos números de “O Sétimo Guardião”.
Apesar disso, a nova novela escrita por Walcyr Carrasco, estreou com história cheia de clichês já vistos anteriormente na teledramaturgia, mas com ares de inovação, o que sempre é bem-vindo quando um novo folhetim começa.
Com direção artística de Amora Mautner, “A Dona do Pedaço” começou com o pé direito. A sequência da primeira cena, com Maria da Paz (Juliana Paes) ainda criança, lembra bastante um curta metragem brasileiro, com roteiro de Márcio Ramos, “Vida Maria”, que narra o ciclo de vida de várias Marias brasileiras, no sertão nordestino. Todo o cenário e até algumas passagens e movimentos de câmera lembram a animação criada em 2006.
Além disso, Amora Mautner abusou da fotografia exuberante nos primeiros capítulos da trama, com paisagens de tirar o fôlego, um ponto a mais para a novela.
A narrativa de Carrasco é simples, como de costume, não faz o telespectador pensar, tudo é entregue nos mínimos detalhes e isso facilita pra aquele público que só quer terminar a noite, tranquilo, após um dia cansativo.
Vale ressaltar ainda o talento de Juliana Paes, que rouba a cena toda para ela, mesmo estando com o título de protagonista nas mãos. Fernanda Montenegro fez sua participação lhe render um bom momento na televisão, mais uma vez. Jussara Freire, após anos na RecordTV voltou a Globo com papel de peso, mostra seu talento e deixa o público satisfeito. Sempre é bom vê-la de novo em papéis que lhe são de direito.
É importante ainda falar que Walcyr Carrasco coloca os veteranos para trabalhar. Neste elenco, o público é agraciado com talentos de Rosi Campos, Nathalia Timberg, Marco Nanini, Betty Faria, Suely Franco, Ary Fontoura e Tonico Pereira, só para citar alguns, que já se destacaram essa semana. Valorizar os veteranos sempre foi fator importante para Carrasco e colocá-los no horário nobre é melhor ainda.
Além da fotografia impecável, os cuidados com todos os detalhes cênicos é de se aplaudir. Casando perfeitamente com a época em que a história se passa, os figurinos chamam atenção, os diálogos e até as cores dos cenários são pensados minuciosamente, talvez seja esse o segredo para uma obra ser entregue como verdadeira arte ao público.
O fato é que a nova novela começou bem, mas não foge dos primeiros capítulos de suas antecessoras. Na verdade, é de se esperar que todo começo de história seja envolvente, até porque é este o momento que o autor tem para fazer o telespectador se apaixonar por sua história. No entanto, Carrasco já deu provas suficientes que suas novelas não têm as famosas barrigas (aqueles capítulos em que nada acontecem). Então, pode-se esperar muitas reviravoltas e emoções daqui para frente.
Aliás, antes de finalizar, vale lembrar que Carrasco e Mautner estão trabalhando juntos pela primeira vez e é sempre bom mudar. Walcyr fez ‘Amor à Vida’, ‘Gabriela’ ‘Verdades Secretas’ e ‘O Outro Lado do Paraíso’ com a direção de Mauro Mendonça Filho e agora está com Amora, que também é uma ótima profissional e vai fazer boa parceria com o autor.
A saga de Maria da Paz tem ainda longos meses pela frente, mas a novela é promissora. Nos primeiros capítulos já superou, em tudo, sua antecessora e tem tudo para crescer. Vale lembrar que tanto Walcyr quanto Amora já ganharam a cobiçada estatueta do Emmy, com novelas que são inesquecíveis, só para citar a brilhante “Joia Rara” dirigida por ela e a ousada “Verdades Secretas”, escrita por ele. Que “A Dona do Pedaço” siga os mesmos passos e consiga reerguer a audiência do horário, e que Walcyr prove, mais uma vez, que novela boa tem clichê, sim, mas clichê que consegue se reinventar.
Só pra constar: Walcyr Carrasco está realmente em alta. Além de emendar uma novela atrás da outra, o Canal Viva, canal pago da Globo, divulgou que ‘Chocolate com Pimenta’ novela do autor será reprisada no canal, a partir do segundo semestre. Vale lembrar que ‘Chocolate’ já foi reprisada duas vezes no ‘Vale a Pena Ver de Novo’, ou seja, contando com a transmissão original, essa será a quarta vez que a novela será transmitida.

(…)

Publicado na edição 10397, de 25 a 28 de maio de 2019.