A força do querer

0
133
Primavera existencial - Aprender a arte de apreciar as flores e a natureza pode ser o melhor caminho para desenvolver a sensibilidade e compreender a beleza da vida. Os pequenos primos Lorenzo e Laura estão experimentando o que é significativo na vida. (Arquivo pessoal)
(Gazeta)

A família Iquegami inaugurou sua 3ª loja na cidade, com alto investimento, incluindo reforma do próprio Mercado novo. O prefeito foi conferir, na véspera da inauguração e ficou entusiasmado com o que viu. Já a população, demonstrou sua preferência à marca, comparecendo em peso na abertura do novo supermercado. A torcida contrária deve ter se rendido às evidências.

(Divulgação)

 

Com live e carreata – A Festa do Caminhoneiro precisou se reinventar. Dia 27 (domingo) tem live de música sertaneja, tem carreata com bênçãos dos caminhões e dos carros e arroz carreteiro. Um bom motivo para desestressar sem riscos. (Reprodução/internet)

 

Frase da semana:

“Sem arte, morre-se de realidade”.

Sergio S. Dolcemascolo, músico autônomo, postou esta frase em sua fanpage, compartilhada pelo publicitário bebedourense Ricardo ‘Rico’ de Barros.

 

Em meio ao caos
A empresa do ramo de supermercados Iquegami inaugurou sua terceira loja na cidade, no Mercado novo, no lugar abandonado pelo Laranjão. Com promessa de 200 empregos diretos, os empresários ainda estenderam a obra para além da área ocupada pela nova loja e reformaram todo o Mercado, que recebeu piso de granito, forração e instalações elétricas novas, além de um amplo estacionamento, com mais de 200 vagas. A população mostrou seu apreço pela marca e foi conferir logo na inauguração, lotando carrinhos de compras. Quem faz bem feito, recebe resposta imediata.

Enquanto isso…
na Câmara, o vereador Chanel, que insistia na permanência do antigo permissionário, que abandonou o local sem sequer levar seus pertences, deixando-os apodrecerem num cenário de horrores, deu de ombros, depois de ter feito inflamados discursos e ofensas ao prefeito, dizendo ser ele contra os antigos empresários da cidade. Depois do que fez o Iquegami com o espaço abandonado, o vereador preferiu nem ocupar a tribuna na última sessão. Deve estar se preservando, afinal as eleições estão na porta.

Ainda na sessão
Nesta última, de segunda (21), como não havia nenhum projeto do executivo a ser pichado pelos oposicionistas, estes fizeram uso da palavra livre e explicação pessoal, apenas para enaltecer o Dia da árvore e o Dia do radialista… mas alguns deles não deixaram de maldizer o prefeito pelas mazelas do mundo, não só da cidade. Já o professor Cardoso usou seu tempo para enaltecer os 30 anos do SUS, considerando-o o maior plano de assistência à saúde do mundo. Exibiu também um vídeo sobre a incidência solar no centro da América do Sul, ocasionando a baixa umidade e o clima de deserto. Falou também dos ‘rios voadores’. Didático, como bom professor!

Por causa dele…
o vírus, o Festival do Caminhoneiro deste ano teve que se reinventar e o GACP (Grupo de Amigos Carga Pesada) está organizando para domingo (27), a partir de 9,30h, live e Carreata, saindo do Sambódromo, depois irá seguir pela avenida Sergio Stamato e Edner Piffer, mais adiante pela avenida Higídio Veraldi, até alcançar a variante Hamleto Stamato, na altura da Atlas, e sobe até a sede do GACP, na Feccib nova. No trajeto, os caminhões e carros e seus motoristas, participantes da carreata, receberão as bençãos do padre. Haverá celebração de uma missa e uma live com a dupla Ronaldo Viola e João Carvalho e o cantor Fernando Ranolfi. Está à venda com o Grupo, a porção de arroz carreteiro para 2 pessoas, por R$25, a ser retirada ao final da carreata, onde haverá serviço de bar. Levando em conta as restrições e as medidas sanitárias, o GACP encontrou um caminho para o Festival do Caminhoneiro acontecer, em meio à pandemia.

Conscientização na rede
Por iniciativa do professor Antônio Gandini, foi realizada live, na noite de quinta (24), com o relevante tema ‘O uso da água e o meio ambiente’. Como convidados, os professores Carminha Campanelli, Carlos Eduardo Cardoso, o Gão e José Renato Garcia. Pertinente, com várias teses defendidas com conhecimento das causas, os professores deram show, como, por exemplo, a citação do Gão, sobre o desperdício da água por parte do brasileiro em geral e do bebedourense, em particular, que gasta 200 litros/dia do líquido indispensável para que a Terra subsista, enquanto o europeu gasta a metade disso, 100 litros/dia, e ainda pagando muito caro por ela, onde o desperdício é considerado falha gravíssima, acarretando pesadas multas. Aqui na província, como apelidou Gão, faz-se uso da ‘vassoura hidráulica’, aquela que varre à base da água escorrendo.

Conscientização na rede 2
Como postei na live, não adianta dar esta incumbência da conscientização do uso da água para as crianças, somente. Precisamos falar diretamente com os jovens e adultos, senão corremos o risco, até as crianças de hoje virarem adultos conscientes, do mal não ter mais reversão. Como estamos vendo com as queimadas na floresta amazônica e no pantanal… ainda dá tempo. A Gazeta se coloca pronta para assumir o papel de divulgadora desta campanha. Quem se habilita?

Prosperidade
A Credicitrus inaugura no dia 29 (terça), mais uma agência. Agora será em Rio Claro, com transmissão on-line, a partir das 9h. Aliás, a cooperativa de crédito continua em plena expansão, com várias agências inauguradas no interior de São Paulo, mesmo com a economia ressentindo-se por causa da pandemia. Em vez de chorar, a Credicitrus está vendendo lenços.

Porque sem música não há vida
Abriram as inscrições e vão até 30 de setembro, para crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos incompletos para o Projeto Guri.
O início das aulas presenciais está previsto para 7 de outubro, conforme calendário do Plano São Paulo, para as regiões do Estado que estiverem na fase amarela, nos 28 dias que antecedem a data. A volta às aulas presenciais depende de autorização municipal, com medidas sanitárias e de segurança garantidas a todos envolvidos. Os cursos são para clarinete, eufônio, flauta transversal, percussão, saxofone, trompete, viola, violino, violoncelo, às terças e quintas, das 13,30h às 17,30h.
Link para inscrição: www.projetoguri.org.br/matricula2020, telefone 17-3343-9402, a rua Júlio Briscese, 964, Residencial Pedro Maia.

 

Publicado na edição nº 10521, de 26 a 29 de setembro de 2020.