Além do horizonte

0
191

O ex, mas sempre prefeito Fernando Galvão continua por Bebedouro, mesmo a 400 km daqui. Agora foi a vez do secretário de Desenvolvimento, Francisco Armelin, ser recebido no Palácio dos Bandeirantes para discutirem desenvolvimento da região. Sorte nossa poder contar com este reforço agora, vindo diretamente da fonte.

Exemplo

A primeira dama Cristiane Carone, de perfil discreto, demonstrou rapidamente sua índole e seu engajamento às boas causas e já integra o time de voluntários que atua na Feccib velha, na vacinação contra Covid. Humildade e trabalho definem o peso e o caráter de ocupantes de cargos públicos.

Eles se bastam

Tuti e Lena fizeram sucesso dançando forró, filmados pelas câmeras de video do filho Túlio. O aplauso da galera foi geral, ao postá-los nas redes. A “Dança dos Famosos” os aguarda.

Beleza sem fim

Como se a boniteza da Fonte Gazeta de Bebedouro não bastasse, a natureza deu uma ajudazinha e a cobriu de flores. Agradecemos ao Jefinho Pedrochi que nos presenteou com esse flagrante.

Frase da semana 

“A Eucaristia não é o prêmio dos santos, mas o pão dos pecadores”.

-Papa Francisco

 

De filho para pai

“Um ano da mais intangível saudade. Um ano que você foi morar no afeto, na lembrança e na palavra dos seus amores. E agora ali que te encontro, celebro sua memória e a honra de ser um deles. Seu filho”.

De Lucas Simões Sessa para Luís Silvio Sessa, que há um ano morreu em decorrência da Covid, em postagem nas redes sociais.

Alegria, alegria

O casal Tuti Silva e Lena Habib deu show dançando forró em Arraiá da família. O filho Túlio incumbiu-se de espalhar o feito nas redes e choveram curtidas e comentários. No ritmo, com ginga e passos ensaiados, Lena e Tuti já podem inscrever-se  pra “Dança dos Famosos”. Aplausos à alegria e à energia dos dois amigos.

Bombando

Agora é a vez de falar de reação da economia. Parece que o mercado de trabalho em Bebedouro levantou fervura. No PAT desta semana tem mais de 70 vagas de emprego, para as mais variadas funções e profissões. Quem estiver desalentado, como dizem os especialistas ao referir-se àqueles que cansaram de procurar emprego, tem novas chances chegando por aqui. Habilitem-se.

Estiagem

Não adianta construir poços se a população não contribuir, pois esta crise hídrica que afeta toda a região, fez acender sinal de alerta – o volume de chuvas em Bebedouro caiu 55,7% nos primeiros cinco meses do ano, segundo o Saaeb (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bebedouro).

Estiagem 2

“Ainda estamos em junho e o Córrego do Retiro já está com vazão mínima, o que acontece apenas em outubro. Estamos trabalhando desde a gestão do ex-prefeito Fernando Galvão na construção de poços que irão minimizar o problema. O prefeito Lucas Seren também pediu prioridade no abastecimento e estamos construindo poço profundo para resolver a falta de água no setor norte”, diz o presidente da autarquia, Gilmar Feltrim

 Hora de conscientização

O uso racional da água e o não desperdício viraram dever de todos e de cada um de nós. “Estes investimentos só serão positivos se a população se conscientizar de que a crise hídrica instaurada na região é muito grave. Temos ainda um longo período de estiagem pela frente, sem previsão de chuvas significativas”, alerta Feltrim.

 Números não mentem

O volume de chuvas neste ano, em Bebedouro, ficou muito abaixo do esperado – de janeiro a maio choveu apenas 367 mm, enquanto no mesmo período do ano passado foram 829 mm.

Mais um feriado

Em virtude do Dia do Padroeiro, São João Batista, a Prefeitura de Bebedouro declarou ponto facultativo na sexta-feira (25). Os serviços municipais, exceto os básicos e inadiáveis, funcionam na próxima semana até quarta (23). Em atividade permanecem a UPA, GCM e Hospital.

Seleção da Saúde

A Saúde Municipal abriu processo seletivo para contratação de médicos e funcionários para a área, com inscrições abertas até segunda (21), das 12 às 16h, no RH, que funciona no prédio da Prefeitura. Haverá prova escrita no próximo sábado (26), aplicada no Imesb, a princípio. Mas pode haver alteração a ser divulgada no site www.bebedouro.sp.gov.br.

De novo, a dengue

As equipes da Vigilância Epidemiológica, Vetores e Zoonoses voltaram a percorrer os bairros de Bebedouro, Botafogo, Turvínea e Andes para prevenir e orientar moradores para que monitorem e desinfetem suas casas por causa do mosquito Aedes Aegypt. Os agentes também estão atuando no combate ao coronavírus, com distribuição de máscaras na Feira Livre aos domingos, em parceria com Vigilância Sanitária e Ronda Covid. Com a pandemia, esquecemo-nos da dengue, mas o mosquito não nos abandonou e continua à procura de águas paradas por aí.

Querendo mostrar serviço

Os vereadores continuam raivosos e a julgar por seus discursos alterados, Bebedouro pra eles é uma ilha, na pandemia. Só aqui morrem vítimas da Covid, só aqui os profissionais da saúde estão exaustos, só aqui os hospitais estão lotados… E a culpa? De tudo, sem exceção, só pode ser do prefeito, segundo os edis. Com ou sem CPI da Saúde, cada um precisa é fazer sua parte, isso sim, usar máscara, manter-se com as mãos sempre limpas e não aglomerar. O resto é conversa.

Preconceito

A vereadora Eliana Merchan (DEM), sorteada para presidir a CPI da Saúde, em sua fala na Tribuna, pediu à bancada majoritária masculina da Câmara que não subestimassem sua autoridade e competência para gerir a comissão parlamentar de inquérito. Os homens acabaram se desculpando por suas intervenções machistas.

Publicado na edição 10.587, de 19 a 23 de junho de 2021.