As pessoas que passam pela rua XV de Novembro, na altura do número 460, possivelmente notam a existência de um templo religioso cristão, de formas singelas e elegantes, que há várias décadas ocupa aquele local. O que talvez poucas pessoas saibam é que aquela construção vem a ser a sede da primeira Igreja Cristã não católica de Bebedouro.
Sua origem remonta ao início do século passado, com a consolidação do regime republicano, quando o catolicismo havia deixado de ser a religião oficial do Estado brasileiro, com a instituição do Estado laico e da liberdade de culto de todas as religiões em território nacional, a partir da Constituição de 1891.
Foi neste contexto que em 1901, conforme os registros, surgiu no município, o primeiro cristão não católico, Job Alves de Moreira, que passou a residir na fazenda do Capitão Cândido Procópio de Oliveira e gradativamente difundiu os seus preceitos religiosos, conseguindo várias adesões. Desta forma, entre 1903 e 1905, diversos reverendos visitaram Bebedouro e celebraram profissões de fé, ampliando o número de fiéis.
Com o crescimento da congregação, surgiu a ideia da constituição daquela que se tornaria a primeira igreja protestante de Bebedouro, a Igreja Presbiteriana Independente, de tradição reformada. Desta forma, a fundação ocorreu em 12 de fevereiro de 1905, com 25 membros comungantes e 23 membros menores, sendo o primeiro pastor o Reverendo Vicente Themudo Lessa.
No culto inaugural foram ordenados o primeiro Presbítero eleito, Job Alves de Moreira, e os primeiros diáconos, Cândido Procópio de Oliveira e Calimério da Silveira Lima. Os primeiros cultos foram realizados nas fazendas destes, enquanto não existia uma sede.
Nos anos seguintes, a imprensa local registrou as primeiras atividades da nova igreja, como na edição de 26 de maio de 1907, do Jornal de Bebedouro: “fundou-se nesta cidade uma igreja presbiteriana, cujos estatutos já foram registrados no cartório do registro geral.”
Em 1910, a imprensa local registrou a realização “do Culto Protestante à rua São Sebastião (atual Brandão Veras), com pregação do Evangelho e outras solenidades religiosas.” O referido local fora adquirido após uma subscrição feita em agosto de 1905, solicitando a compra de uma casa, que seria adaptada para a realização de cultos públicos.
Já na edição de 7 de setembro de 1912, o Jornal de Bebedouro destacou: “Os presbiterianos independentes desta cidade, terão em breve um templo próprio onde exerçam o seu culto. Já estão sendo colocados no local, materiais para a útil obra, que será na rua 15 de novembro. A respectiva planta acha-se exposta na vitrine da Casa Kfouri.”
Finalmente, na edição de 26 de janeiro de 1913, era publicado: “Ao cabo de seis meses viram os membros da egreja Presbyteriana local coroados de feliz êxito no dia 22 do corrente os seus esforços, inaugurando o seu templo, que se acha situado em um dos pontos mais centraes da nossa cidade. Veio de São Paulo, afim de dirigir a solemnidade e fazer uma série de conferências o Revo. Dr. Eduardo Carlos Pereira, chefe da egreja.
Os convites foram geraes e na hora marcada já a quantidade de povo que accorrera ao bello templo, era enorme. Pequeno era elle para conter a massa de povo, que presto correu a ouvir a palavra do arroubado orador, que já vinha precedido de grande fama.
Prédio situado em aprazível local, está construído em fino gosto architectural, se achava profusamente iluminado. Após as solemnidades do ritual da egreja, tomou a palavra às 9 horas menos ¼ o apreciável tribuno, falando mais de uma hora com erudição sugestiva.
Foi apreciável a ordem, a harmonia e o respeito que reinaram durante as solemnidades, ficando assim, no final da conferência, inaugurado o templo da egreja Presbyteriana Independente desta cidade. Nos dias seguintes tem se effectuado as conferencias anunciadas, com boa concorrência dos seus fieis e curiosos que tem ido ouvir a palavra do apreciado orador. Hoje ao meio-dia e às 7 da noite haverá conferências com que será arrematada a serie anunciada.”
Anos depois, em 1944, seria inaugurada uma nova fachada do templo, que permanece até os dias atuais.
Após a fundação da Presbiteriana, somente a partir dos anos de 1920 ocorreria a chegada de outras igrejas protestantes, entre elas a Primeira Igreja Batista (1928) e a Congregação Cristã no Brasil (1937). Em meados da década de 1930, havia em Bebedouro aproximadamente 700 protestantes, número que cresceu significativamente nas décadas seguintes, atingindo cerca de 25,51% da população bebedourense, de acordo com os dados do último censo demográfico realizado pelo IBGE em 2010.
(Colaboração do historiador e bebedourense José Pedro Toniosso)
Publicado na edição 10.695, de sábado a terça-feira, 27 a 30 de agosto de 2022.