As bebedourenses Maria Antonieta de Andrade (esquerda) vencedora do “Miss Objetiva Internacional”, e Luzia Druzian (direita), em foto de autoria de José Chinez, 1º lugar no “Concurso de Fotografias Artísticas”.

No início da década de 1970, os concursos de beleza feminina eram muito prestigiados no Brasil, especialmente os concursos de misses nas etapas estaduais, nacional e internacional, que projetaram várias mulheres no cenário artístico brasileiro.

Foi neste contexto que no início de setembro de 1973, esteve em Bebedouro, o coordenador do concurso “Miss Objetiva”, promovido pela Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado de São Paulo, sendo recebido pelo então prefeito Sérgio Sessa Stamato; secretário de turismo, Alny Antônio Guimarães; representantes de clubes, associações e imprensa.

O visitante apresentou a proposta para que a cidade fosse sede da eleição de Miss Objetiva do Brasil e Internacional, convite que foi visto pela municipalidade como uma oportunidade para projetar o nome de Bebedouro no cenário nacional.

A perspectiva era que a cidade se tornaria a “Capital Internacional da Beleza”, tendo em vista que receberia dezenas de candidatas ao título, oriundas de diversos estados brasileiros e até de outros países, além das participantes locais e da região. Foram formadas comissões auxiliares e o Lions Club juntou-se aos organizadores.

A primeira etapa do concurso foi realizada em 5 de outubro, no ginásio de esportes do Bebedouro Clube. Na fase de “Miss Objetiva Bebedouro” participaram 18 concorrentes, sendo aclamada vencedora a candidata Maria Antonieta de Andrade. Foram anunciadas também a 2ª colocada, Jussara Pinotti; 3ª, Nanci Acácia dos Santos; 4º Carmem T. Latorre; e 5ª, Marta A. Andreoli. Devido ao fato da cidade sediar o evento, a 1ª colocada foi incluída para concorrer diretamente na fase nacional.

Além destas, participaram também as bebedourenses Sônia Maria da Silva, Maria Eugênia M. Moretti, Luzia Druzian, Márcia Ângela Couto, Cleozeni A. Quimello, Miriam de Lourdes Talarico, Regina C. P. Videira, Rosely Bueno, Marina da Silva, Neide Talarico, Elza Maria Rodrigues, Maria Lúcia F. Carvalho e Fátima Sueli Maio.

Na fase “Miss Objetiva Regional”, realizada na mesma noite, participaram apenas as representantes das cidades de Monte Alto, Taquaritinga e Terra Roxa, sendo vitoriosa a montealtense Sandra Trindade, que disputaria o título de “Miss Objetiva São Paulo” com candidatas de outras regiões do estado.

No período de 17 a 21 de outubro, a cidade hospedou as candidatas, além de profissionais da imprensa que se deslocaram de diversas localidades a fim de realizarem a cobertura. Participaram as representantes das cidades de Bebedouro e Bauru, do Distrito Federal, dos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Sergipe, além da Itália e do Japão.

Na noite de 20 de outubro, novamente no ginásio do Bebedouro Clube e diante de numeroso público, ocorreu a grande final, quando as concorrentes desfilaram em traje de gala, maiô e traje típico. Após o desfile e a avaliação da banca de jurados, foram proclamadas as vencedoras.

Para delírio do público presente, que comemorou em grande carnaval, com direito a confetes e serpentinas, a ganhadora do título de “Miss Objetiva Internacional”, a bebedourense Maria Antonieta de Andrade; enquanto que o título de “Miss Objetiva Brasil” foi dado à representante do estado de Pernambuco, Cleusa Adelaide Durant. O 2º lugar coube à Miss Brasília (DF), Megene Eliane Nunes de Freitas; o 3º lugar à Miss Paraíba, Vera Souto Maior; e em 4º, a Miss São Paulo, Márcia Coelho.

As candidatas participaram também da escolha da “Miss Imprensa”, título sugerido pela “Gazeta de Bebedouro” e do qual participaram 64 profissionais locais e visitantes, incluindo jornalistas, fotógrafos, cinegrafistas e outros. Foi aclamada vencedora a representante do estado do Espírito Santo, Ivone de Fátima Fontana.

Paralelamente ao evento principal foi realizado o “Concurso de Fotografias Artísticas” com as candidatas bebedourenses, as quais foram fotografadas por profissionais dos estabelecimentos Áurea, Chinez, Jopa e Kawano. A exposição das fotos ocorreu no prédio recém construído para a agência da Caixa Econômica Estadual, sendo declarada vitoriosa a fotografia da candidata da Associação dos Funcionários Municipais, Luzia Druzian, de autoria do fotógrafo José Chinez.

(Colaboração de José Pedro Toniosso, professor e historiador bebedourense www.bebedourohistoriaememoria.com.br).

Publicado na edição 10.891, sábado a sexta-feira, 30 de novembro a 6 de dezembro de 2024 – Ano 100