Bebedouro: exemplo de cooperativismo que deu certo

0
577

Fernando Galvão Moura

Estamos vivendo uma crise sem precedentes no Brasil, com reflexos em todas as áreas. Entretanto, o agronegócio será a salvação do PIB em 2015. Segundo uma projeção do Ministério da Agricultura e Pecuária, o setor deve expandir até o final deste ano. Trata-se de uma boa notícia em meio a tantos números ruins. Especialistas prevêem uma retração no resultado geral da economia. A indústria, segundo revelou um estudo da Fiesp, deve sofrer um encolhimento considerável. Comparado aos outros segmentos, o Agrícola tem conseguido se manter praticamente imune à crise.
Falar em agronegócio é falar em cooperativismo. Falar em cooperativismo é falar dos grandes orgulhos da nossa cidade.
Conforme informações institucionais das próprias cooperativas, “a Coopercitrus orgulha-se de ser a maior cooperativa do Estado de São Paulo na comercialização de insumos, máquinas e implementos agrícolas, com recordes de faturamento ano a ano. A Sicoob Credicitrus é a maior organização de sua categoria do Brasil. Tem mais de 60 mil cooperados e mais de 50 filiais. O cooperativismo de crédito possibilita que os recursos gerados em cada localidade aí permaneçam em circulação, gerando empregos, renda e desenvolvimento. Além da Ação Social Cooperada, que dá apoio financeiro a projetos de entidades sociais reconhecidas como de efetiva utilidade pública, nas áreas de educação (complementar, profissionalizante, artística e ambiental), fomento ao cooperativismo, cultura e assistência social. Seus alvos preferenciais são crianças e jovens, em especial as em situação de risco, e pessoas com necessidades especiais”.
De 3 a 6 de agosto, Bebedouro foi palco de mais uma edição da Feacoop – Feira de Agronegócio Coopercitrus Sicoob Credicitrus, principal evento das cooperativas. Uma referência em organização e planejamento. Segundo o Departamento de Marketing, a feira apresentou “novidades do mercado agrícola e ofertou produtos com condições diferenciadas em insumos, máquinas e implementos agrícolas, fertilizantes, agricultura de precisão, entrega de óleo diesel na propriedade rural, projetos de irrigação, saúde e nutrição animal, assistência técnica, armazenagem de grãos na propriedade, sementes, além de oportunidades comerciais, como a troca de grãos por produtos e serviços, preços, prazos, e financiamentos oferecidos pelos maiores agentes financeiros do país, além de dinâmica de recolhimento de palha para bionergia, uma nova opção de incremento de renda aos produtores de cana e atuação da Coperfam (Cooperativa de Produtores Rurais de Agricultura Familiar). Contou com a presença de mais de 10 mil visitantes das mais diversas atividades rurais, 160 expositores e 55 ônibus de cooperados vindos das filiais da cooperativa nos Estados de São Paulo e Minas Gerais. Recebeu ainda a visita do secretário de agricultura e abastecimento do Estado de São Paulo”.
Resultado deste grande trabalho: faturamento de R$ 307 milhões. Um resultado bem superior ao do ano passado, mesmo num momento de crise no Brasil.
E, na última terça, dia 18 de agosto, foi a vez da Coopercitrus mostrar sua eficiência, também na gestão dos resíduos sólidos e respeito ao meio ambiente, através de sua Central de recebimento de embalagens. No dia nacional do Campo Limpo, a cooperativa comemora os excelentes resultados da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas, além de fomentar a educação ambiental em nossas escolas.
Aproveito para agradecer por tantas parcerias com a Prefeitura Municipal. São através destes projetos sociais, educacionais e culturais que também estamos conseguindo enfrentar tantos desafios.
Que este exemplo de união, dedicação e persistência continue trazendo desenvolvimento para nossa cidade e região e sirva de inspiração para novos investimentos e novos negócios. Bebedouro agradece.

(Colaboração de Fernando Galvão Moura, Prefeito Municipal de Bebedouro).

Publicado na edição nº 9881, dos dias 22, 23 e 24 de agosto de 2015.