Começou o Brasileirão

0
550

Neste último final de semana tivemos o início do Campeonato Brasileiro de 2016, com as voltas dos times do Santa Cruz, América-MG, Vitória e Botafogo. E junto com o Palmeiras, foi justamente o time pernambucano quem mais se destacou, ao vencer o Vitória por 4×1 em casa. O Palmeiras, por sua vez, foi o melhor time da rodada e venceu o Atlético-PR, no Palestra, por 4×0, assumindo a primeira colocação da tabela por conta do saldo de gols.
Foi uma primeira rodada fraca de gols. Aliás, o futebol brasileiro está fraco, os times todos se equivalem, e não podemos apontar nenhum super favorito ao título, considerando que, dos 20 times que disputam o torneio, ao menos 10 têm chances de sagrar-se campeão. Poderíamos listar aqui alguns times, que na verdade são os mesmos de sempre: São Paulo, Palmeiras, Internacional, Grêmio, Santos, Cruzeiro, Atlético-MG, Corinthians, Fluminense e Flamengo. Obviamente que os outros times também têm chances, pois nosso campeonato é muito equilibrado, mas esses times apontados são, e sempre serão, os favoritos a vencerem os torneios que disputam. E o fato de existirem tantos times com chances de título, a despeito da atual qualidade desses times, torna o campeonato brasileiro o mais difícil.
Na verdade, podemos reduzir esse número de favoritos para 4 – Palmeiras, Atlético-MG, São Paulo e Grêmio – sendo que os demais times correm por fora. Aliás, se fosse para apostar em um único time, ouso em apostar no Palmeiras.
O caminho será longo, faltam ainda 37 rodadas para o término, e muito bola e emoção ainda estão reservados para os amantes do futebol. Infelizmente o futebol brasileiro vive uma péssima fase, com os times nivelados por baixo para ver quem é o “menos pior”. Enquanto nossas equipes não conseguirem manter seus melhores jogadores, que são sucessivamente seduzidos pelos milhões de euros e dólares dos torneios europeus e asiáticos, seremos obrigados a nos contentar com o que temos, e não reclamar do baixo nível dos jogos.
E saindo da série A para a segunda divisão do campeonato paulista, a Internacional de Bebedouro conseguiu alcançar a liderança do seu grupo, com 11 pontos, após empatar, fora de casa, com o tradicional time do XV de Jaú. O Lobo vem fazendo, até aqui, grande campanha, com 3 vitórias (2 em casa e uma fora) e dois empates jogando fora de seus domínios. No próximo domingo (22) enfrentaremos a equipe do Araçatuba, no Stamatão, e uma vitória colocará o Lobo em uma situação bem confortável na tabela. Mais uma vez convoco os leitores para que compareçam ao estádio, para colaborar com a Internacional e ajudar a empurrar o time rumo a mais uma vitória!

Publicado na edição nº 9986, de 17 e 18 de maio de 2016.