Cooperativismo dá show em muita gente na cidade

0
105

Entidades demonstram a fórmula de como conseguir bons resultados para a comunidade, o que serve de lição para políticos.

Há nove motivos para se orgulhar de morar em Bebedouro :Coopercitrus e Credicitrus, Coocfesb, Unimed, Uniodonto, Cooperlimpo, Cooperfam, Unicred e Coaf Na semana passada, estas cooperativas foram homenageadas na Câmara de Vereadores e foram abençoadas em missa, na Igreja Matriz de São João Batista.
As nove cooperativas realizaram uma série de eventos culturais no final de semana, em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas, instituído pela ONU – Organizações das Nações Unidas.
Durante a homenagem, o presidente do Sistema Ocesp (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo), Edivaldo Del Grande foi perfeito ao elogiar o grau de desenvolvimento do cooperativismo na cidade. Cada vez mais, Bebedouro é referência nacional de cooperativismo.
Muitas destas organizações surgiram em momento de crise, quando as pessoas perceberam que juntas poderiam ter mais força para resolver os problemas e conquistarem mais benefícios para todos.
Em nossa cidade, criaram a maior cooperativa de crédito agrícola do país – a Credicitrus. Também não dá para esquecer o exemplo dos médicos que transformaram um acanhado hospital da década de 70, no grande conglomerado de atendimento privado de saúde.
E há os exemplos de solidariedade entre as cooperativas que unidas conseguiram ajudar o nascimento da Cooperlimpo – uma entidade de catadores de lixo.
Por isto tudo foi perfeita a final dos eventos destas cooperativas no centro da cidade, em terminar com o show de Almir Sater. O cantor sertanejo conseguiu lotar a praça Rio Branco e transformar cinco mil pessoas em um coral que cantou cada verso da música Tocando em Frente.
O segredo para Bebedouro ser uma cidade melhor e ter mais exemplos positivos é este: tocar em frente. Reduzir o individualismo político e os projetos pessoais, em nome do interesse coletivo. Divergências sempre existirão, mas elas não podem ser maiores que a vontade de fazer o bem da maioria.
Parabéns aos lideres destas cooperativas.

Publicado na edição n° 9466, dos dias 23 e 24 de outubro de 2012.