Crítica em Foco – 19/12/2020

0
28
Sucesso - Duas novelas em uma, ‘Além do Tempo’ merece uma reprise, caso seja essa a opção para 2021. (Reprodução/internet)

Com o constante avanço da pandemia do coronavírus, a Rede Globo já estuda a possibilidade de ter que reprisar três novelas nas suas principais faixas no ano que vem, caso as gravações das novas sejam canceladas novamente.
Se isso acontecer, a emissora vai se ver novamente no impasse de ter que escolher entre tantos títulos para ocupar as faixas e agradar o telespectador que já se vê cansado de tantas reprises.
Atualmente, às 18h as gravações de ‘Nos Tempos do Imperador’ ocorrem de forma lenta, e a previsão de uma retomada mais veloz aconteceria em janeiro, nada ainda confirmado nem descartado. Enquanto isso, a reprise de ‘Flor do Caribe’ se aproxima da reta final e deve ter seu desfecho em fevereiro, quando a trama continuação de D. Pedro II entraria no ar.
Às 19h, ‘Haja Coração’ vem sendo exibida praticamente na íntegra e deve ter seu final em abril. Enquanto isso, as gravações de ‘Quanto Mais Vida Melhor’, próxima na fila do horário foram paralisadas após Giovanna Antonelli, uma das protagonistas, ser contaminada com Covid-19.
Às 21h, ‘A Força Do Querer’ também segue na íntegra após muitos cortes no início. O final desta trama deve acontecer entre final de fevereiro e começo de março. ‘Amor de Mãe’, paralisada em março deste ano voltará com mais 23 capítulos que já estão gravados. Após isso, nada certo. A próxima trama das nove inédita será ‘Um Lugar ao Sol’, que teve suas gravações reduzidas após a contaminação de Marieta Severo e Andrea Horta. A previsão de estreia da novela de Lícia Manzo, no entanto, continua mantida para maio.
Mas, se nada melhorar e tudo paralisar de novo, tramas antigas vão precisar retornar. Qual a melhor decisão a Globo deve tomar então?
O Crítica em Foco deixa algumas sugestões.
A primeira coisa a se considerar é que será uma novela exibida de 2010 para cá, pois estão em HD e este é o critério para as reprises, exceto quando se trata do Vale a Pena Ver de Novo.
Para às 18h, ‘Além do Tempo’ e ‘Escrito Nas Estrelas’ são duas opções seguras de garantirem audiência para a faixa. Ambas foram escritas por Elisabeth Jhin e possuem uma temática espírita. As duas também não são longas e isso pode ajudar no compacto.
Na faixa das 19h, já surge como principal aposta a reprise do remake de ‘Ti-Ti-Ti’, trama de Maria Adelaide Amaral e Vicent Villari exibida em 2010 com grande sucesso. Se não for essa, sugiro uma dos mesmos autores, leve e que caberia bem pro momento, ‘Sangue Bom’.
No principal horário, às 21h, ‘Império’, de Aguinaldo Silva é a candidata mais forte. Levando em consideração que: ‘Avenida Brasil’ foi reprisada no ano passado e ‘Fina Estampa’ também já passou, em quesito de audiência, a trama do Comendador é a que mais tem chance. Isso, claro, levando em conta que as exibições recentes como ‘A Dona do Pedaço’, ‘O Outro Lado do Paraíso’ e ‘Segundo Sol’ estão descartadas.
O jeito é esperar para ver, torcer para a pandemia melhorar, a vacina chegar e para que nós possamos ter uma vida melhor com obras inéditas podendo voltar a ser produzidas.

 

Publicado na edição nº 10543, de 19 a 23 de dezembro de 2020.