Despedida

0
287

Fernando Galvão, em sua última entrevista a Gazeta como prefeito, serenamente atribui a um valor, sua maior conquista para Bebedouro, a credibilidade que outrora foi roubada da cidade. E para continuar esta trajetória ascendente da cidade, Galvão aposta em outro valor para o futuro, a união. Um grande líder se despede assim, esbanjando sensatez.

 

Uma por uma
…foram sendo revitalizadas e reinauguradas as unidades de ensino municipal. Uma injeção de esperança nas crianças que por elas irão passar e desfrutar de tantos cuidados e ambientes propícios ao aprendizado. Parabéns aos envolvidos que priorizam a educação por saberem seu papel relevante no processo de formação da cidadania.

 

Frase da semana

“A beleza do aprendizado é que ninguém pode roubá-lo de você”.

B. B. King (1925/2015). Um dos maiores guitarristras do blues norte-americano, também foi cantor e compositor de músicas consideradas clássicos do gênero. Esta frase foi postada nas redes pelo bebedourense ativista digital João Matta.

 

Reflexão
Depois do desafiante 2020, encontramos logo alí na nossa frente, 2021, querendo empurrar pra fora a Covid-19 para termos de volta nossa vida simples. Aquela em que se pode abraçar, sorrir e aglomerar sem medo. Percebemos que isso é que nos está fazendo perder a paciência. E enfim percebemos que o que nos faz falta é o que fazíamos sem perceber.
Aprendamos com 2020 para sairmos melhores deste ano, rumo a 2021…com vacina e tudo.

De peso
O Ministério da Saúde fez um alerta para o terceiro fator de risco da Covid-19, a obesidade. O relatório da pasta mostra que em 17 anos, o percentual da população brasileira com este problema mais que dobrou e que um em cada quatro brasileiros estava obeso em 2019. O ministério preparou um manual a ser usado na Atenção Básica, para que os mais de 40 mil postos de saúde espalhados pelo país possam oferecer atendimento a pacientes obesos. A conferir.

Em plena pandemia
O colunista carioca Artur Xexéo, tão comedido e ponderado em suas notas, rasgou o verbo ao referir-se à inauguração da exposição de trajes usados por Bolsonaro e Michelle na posse: “Cerimônia pomposa, cafona e meio tosca. É ridículo, não tem importância nenhuma, valor nenhum”. Continuo achando Xexéo um gentleman.

Casa nova
Proprietários rurais aderiram à linha de crédito disponibilizada pelo Pronaf Habitação, que realizou cerca de 12.500 financiamentos para construção ou reforma de residências rurais no Brasil, entre julho de 2019 e novembro de 2020. Os investimentos somam mais de R$ 500 milhões, em créditos de até R$ 50 mil, que inclui casas de filhos de produtores que queriam construir nas terras dos pais. Sul e Sudeste concentram a maioria das operações.

Aquisição
A multinacional holandesa de produtos biológicos do agro, a Koppert Biological Systems, anunciou a compra da Geocom, de Lençóis Paulistas, uma forte e competitiva empresa de geoprocessamento de imagens e tecnologia de aplicação de biológicos com drones. A aquisição é considerada estratégica por oferecer ao produtor rural a experiência completa pela aplicação de biológicos de forma especializada. Os dois mercados estão em plena expansão no Brasil, devendo triplicar até 2023. Todas instaladas no interior de São Paulo, estas empresas colocam o agro paulista em evidência crescente.

Sem Roberto. Com Caetano
Não haverá o show de Roberto Carlos na Globo, sinal irrefutável de que o ano acabou, apenas haverá a reapresentação de sua estadia em Jerusalém. Para compensar, houve a live de Caetano no sábado (19), promovida pela N. Ideias do publicitário Nizan Guanaes. Aplausos à distância, refrãos entoados das salas e das janelas, e a emoção rolando solta. Além de clássicos pedidos por fãs, antes do evento, Caetano apresentou uma canção inédita feita para seu mais novo netinho, de 7 meses, Benjamin. Linda. O encantamento de Caetano por seus três filhos também fez parte do show, nas participações de cada um.

 

Publicado na edição nº 10544, de 24 de dezembro de 2020 a 12 de janeiro de 2021.