
Não tem como negar que esse final de campeonato brasileiro está emocionante. Com exceção de cinco, seis times, todos os demais estão, de alguma forma, envolvidos no torneio até a última rodada, seja para não ser rebaixado para a série B, seja para ser campeão ou para garantir uma das tão almejadas vagas na Taça Libertadores da América em 2015.
Por enquanto, somente o Cruzeiro já se garantiu na competição continental, ao vencer o Santos por 1×0 na Vila Belmiro e se garantir com 70 pontos. E o título, ao que tudo indica, também está perto do clube Celeste, que se ganhar na semana que vem e o São Paulo perder, poderá sagrar-se campeão antecipadamente, o que lhe daria tranquilidade para disputar a partida de volta da Copa do Brasil, no Mineirão, no dia 26 de novembro.
Além de ter colocado a Raposa na Libertadores e deixar o time mais próximo do título de campeão brasileiro, o triunfo sobre o Santos tirou completamente a possibilidade de título de outros quatro concorrentes, que ainda alimentavam chances reduzidas. Grêmio, Atlético-MG, Corinthians e Internacional estão fora da disputa pelo título. Agora, apenas o São Paulo, com 4% de possibilidade de ser campeão, pode levantar o caneco além da equipe celeste.
Na parte inferior da tabela, quem praticamente selou o rebaixamento para a Série B em 2015 foi o Criciúma, que chegou a 99% de possibilidade de queda. Contra o Grêmio, em casa, o Tigre perdeu por 3 a 0, e agora precisa vencer os últimos quatro jogos do Brasileirão, além de torcer contra os rivais para conseguir o milagre de se salvar da degola. Derrotado pelo Corinthians na Fonte Nova, o Bahia, viu o risco de ser rebaixado subir de 92% para 97%. Após perder o clássico carioca para o Fluminense, o Botafogo aumentou seu risco de queda de 81% para 82%.
Ainda na luta contra o rebaixamento, a Chapecoense foi quem mais se complicou na rodada. Com 25% de possibilidade de cair até a última rodada, a equipe catarinense viu as chances crescerem para 52% após a derrota para o Vitória e entrar na zona da degola. Enquanto isso, o Sport eliminou qualquer risco de queda, assim como Flamengo.
Os dados são do site Infobola, do matemático Tristão Garcia, que a cada rodada atualiza chances de título, Libertadores e rebaixamento no Campeonato Brasileiro.
Nessa altura, com Cruzeiro e São Paulo garantidos na Libertadores, restam duas vagas para quatro postulantes, sendo que Corinthians e Grêmio ainda irão se enfrentar, em jogo que deve definir quem irá, ou não, disputar a competição continental. Com esse cenário, parece que teremos ainda 4 rodadas de pura emoção.
Publicado na edição nº 9773, dos dias 18 e 19 de novembro de 2014.