Daniela Santos, uma líder negra

0
530

Cabeleireira ajuda a fortalecer autoestima de muitas mulheres negras da nossa cidade.

Nos poucos exemplos colocados em livros de História, da luta contra a escravidão, todos são homens. Sempre se fala em Zumbi, José do Patrocínio, no máximo, é citada a Princesa Isabel. Na verdade, é omitida a decisiva participação das mulheres negras no cotidiano da luta.
Nas senzalas, as grandes mães negras ajudavam e aconselhavam o povo que vivia oprimido. Nos dias de hoje, ainda há mulheres que carregam este espirito de liderança. Em Bebedouro pode-se apontar a cabeleireira Daniela Santos, do Salão Magic Hair.
Dani é muito conhecida por ministrar cursos técnicos para cabeleireiras. Também é conhecida por participar das missas, principalmente da Igreja de Nossa Senhora Aparecida.
De personalidade forte, ela soube enfrentar preconceitos por que passa toda criança negra e por ser gordinha. Teve choro, decepções, mas nunca se abateu com discriminação.
Por anos, ela foi organizadora do desfile da beleza negra de Bebedouro. Também era uma das mentoras da Missa Afro, evento também em comemoração à Semana da Consciência Negra.
No cotidiano, em seu salão, ela tenta aumentar a autoestima das mulheres, sejam negras, brancas ou de outras etnias. Não faço aqui propaganda do salão. Na verdade há anos não entro nele e também há muito tempo só nos cumprimentamos. Na correria da vida, mal dá tempo de conversar. Elogio a jovem líder negra, que como suas antepassadas, fez e faz muito por seu povo, sem ser integrante de ONG ou partido politico. A verdadeira luta é vencida com pessoas assim.
Detalhe: Bebedouro continua sem Conselho Municipal da Comunidade Negra. Triste para uma cidade que foi referência estadual.

Publicado na edição nº 9773, dos dias 18 e 19 de novembro de 2014.