Finalmente chegamos Nos Tempos do Imperador

Marcos Pitta

0
39
Personagens históricos - A Imperatriz Tereza Cristina e Dom Pedro II, os protagonistas interpretados por Letícia Sabatella e Selton Mello. (Fábio Rocha/Globo)

A pandemia no Brasil ainda estava longe de se tornar o que se tornou quando a Globo anunciou as primeiras chamadas da estreia de ‘Nos Tempos do Imperador’, nos primeiros dias de março de 2020, quando estavam no ar os últimos capítulos de ‘Éramos Seis’. Não foram necessárias muitas inserções durante os intervalos da programação para que a nova novela das seis ganhasse o apelo da web. Isso porque a novela nada mais é que uma continuação de ‘Novo Mundo’, trama exibida em 2017. Os autores Thereza Falcão e Alessandro Marson começaram a desenvolver a sinopse em setembro de 2017, quando ainda estavam finalizando ‘Novo Mundo’. Por isso, a trama continua centralizada no Brasil Império, porém se passando 40 anos depois do encerramento da história anterior protagonizada por Caio Castro e Letícia Colin, abordando o período em que Dom Pedro II, interpretado por Selton Mello, estava na chefia de estado do Brasil como Imperador.

Além de Selton, a trama traz protagonistas de peso como Letícia Sabatella na pele da mulher de D. Pedro II e Mariana Ximenes que dará vida à Condessa de Barral, uma das amantes de Pedro. A trama ainda trará personagens da novela anterior, como o casal Germana e Licurgo, interpretados por Guilherme Piva e Viviane Pasmanter. Nesta parte, nota 10 para a caracterização que conseguiram envelhecer, em 40 anos, os dois atores.

A expectativa para a estreia é alta, primeiro por ser uma novela inédita no horário das seis, depois de um ano e meio de reprises. Depois, porque marca traz a volta de Selton Mello às novelas depois de muito tempo.

Outro detalhe que merece ser considerado é que a trama é histórica e, portanto, de época, o que nos proporciona ver cenários incríveis, figurinos esplêndidos e tudo isso feito em meio a uma pandemia. A novela vai estrear totalmente pronta e será a primeira a experimentar este formato, tendo em vista que novela é uma obra aberta e sempre ocorrem mudanças em seu desenrolar, de acordo com as percepções do público. No entanto, neste caso, estrear um gênero aberto, como a novela, num formato fechado, não será complicado com ‘Nos Tempos do Imperador’, pois é importante ressaltar que a trama conta a história de um período real do Brasil, então não há possibilidade de se criar novos finais para os personagens que são todos figuras reais da nossa história.

A estreia está marcada para segunda (9) e vale muito a pena ligar a televisão às 18h e acompanhar a trama, por tudo, mas principalmente pelo gostinho de ter, novamente, uma novela inédita no ar.

Em tempo: Agosto está chegando com tudo no catálogo da Globoplay. O streaming divulgou as novelas que estreiam neste mês. ‘A Viagem’, clássico dos anos 90, já está disponível. Depois será a estreia de ‘Era uma Vez’, as duas exibidas recentemente pelo Canal Viva. No dia 30, será a vez de ‘Duas Caras’, trama de Aguinaldo Silva, de 2007, nunca reprisada, chegar no catálogo. E ainda, a mexicana de sucesso ‘Marimar’ deve chegar até o dia 20, com os primeiros 70 capítulos.

Força para maratonar tudo isso.

Publicado na edição 10.599, de sábado a terça-feira, 7 a 10 de agosto de 2021.