[Isolamento]

0
725
(Divulgação/Kleber Domingos)

Estas três e a foto da capa pertencem à série que a sensibilidade do fotógrafo bebedourense Kleber Domingos capturou com suas lentes para “este momento de reflexões”, como ele define. A cada observação, um tipo peculiar de estar só. O que une os protagonistas é o que os distancia: o isolamento.

(Divulgação/Kleber Domingos)

(Divulgação/Kleber Domingos)

(Divulgação/Kleber Domingos)

 

Frase da semana:

“A ignorância é a maior multinacional do mundo”.

Paulo Francis (1930 – 1997), jornalista e diretor teatral.

 

Tristeza
O ex-prefeito Helio Bastos perdeu sua companheira de vida dona Izaura e visivelmente esta dor mudou até seu semblante. Diante desta tristeza Helio Bastos, receba nosso abraço solidário e amigo, que em tempos de pandemia, também terá que ser a distância.

Presteza
Sempre que a Gazeta de Bebedouro pauta matérias com números que alicerçam informações da cidade, responsáveis por dar o panorama da nossa realidade, é preciso contar com a boa vontade de líderes. Merecem agradecimentos especiais pela presteza com que a Gazeta é atendida, Marina Baldani Peres Oliveira, titular do Cartório de Registro Civil, e Giovani de Carvalho Silva, enfermeiro gestor técnico da OS Mahatma Gandhi, responsável pela UPA de Bebedouro.

Presteza 2
Através da contribuição em informações destas pessoas é possível que a Gazeta efetive seu trabalho que baliza e serve de subsídio aos gestores públicos, para traçarem políticas públicas condizentes com as realidades reveladas.
Somos gratos àqueles que entendem o jornalismo como prestação de serviços à comunidade.

De volta
A Secretaria Estadual de Educação anunciou a volta das atividades práticas e laboratoriais dos cursos técnicos e de ensino superior, nas cidades há 14 dias na fase amarela do Plano São Paulo. As Etecs e Fatecs estão incluídas nessa liberação com cumprimento de protocolos sanitários e 35% de presença máxima entre alunos matriculados.

Indo além
A revista digital ComTempo, idealizada e concretizada por jovens jornalistas com raízes aqui na cidade, traz nesta edição uma série de reportagens intitulada “Além do arco-íris”, com relatos de protagonistas de cada inicial que compõe a sigla LGBTQIA. Um olhar sensível sobre o cotidiano de pessoas que sofrem preconceitos e são vítimas de violência e de questionamentos por suas identidades de gênero. Vale a pena ler para aprender e sentir que o mundo é a soma não a subtração.

Deixando as cercanias
Mantendo sua política de expansão mesmo diante da pandemia, Sicoob Credicitrus tem feito inaugurações virtuais de novas agências. Além de São Carlos, na semana passada, Paulínia, Holambra e Jaguariúna são as cidades que irão ganhar os serviços da cooperativa de crédito, nascida em Bebedouro. É na crise que se conhece os fortes.

Em Brasília
Projeto que sistematiza captação de recursos para aplicação em pesquisas na área de saúde foi protocolado nesta semana, pelo deputado federal, Geninho Zuliani (DEM/SP).
A proposta institui o Pronasp (Programa Nacional de Apoio à Saúde Pública) para promover o aperfeiçoamento da vigilância em saúde no Brasil, priorizando estudos para a produção de testes, vacinas, equipamentos médicos e de proteção, tratamentos e diagnósticos, em âmbito público.

Em Brasília 2
“O projeto, além de instituir o programa, disciplinaria repasse de doações e patrocínios, feitos por pessoas jurídicas de direito público e privado, para estudos visando sempre otimização e melhoramento do sistema de vigilância em saúde. Tudo com acompanhamento do Ministério da Saúde, que seria o ente federado responsável por aferir a correta aplicação dos recursos”, explica Zuliani.
As doações e patrocínios previstos se dariam por transferência de quantias em dinheiro, transferência de bens móveis ou imóveis, comodato ou cessão de uso de bens imóveis ou equipamentos, fornecimento de material de consumo, hospitalar e clínico, por exemplo.
Após protocolado, o projeto será analisado pelo plenário da Câmara. Se aprovado pelos deputados, segue para apreciação no Senado.

Pro emprego
A Cargill está recrutando engenheiro para sua mais recente planta sendo construída em Bebedouro, e que vai fabricar pectina para o mundo.
Segundo Rogério Cassano, o PAT de Bebedouro também tem se destacado na região, como dos postos que mais tem oferecido vagas e contratação de empregos e registrou a valentia das empresas e empresários bebedourenses diante da pandemia.

 

Publicado na edição nº 10502, de 18 a 21 de julho de 2020.