
Faltando 12 rodadas para terminar o Campeonato Brasileiro, parece-me que o Cruzeiro não perde mais esse título. Matemáticos indicam que o time mineiro tem mais de 90% de chances de sagrar-se campeão, mas como futebol é uma incógnita, muita coisa ainda pode acontecer. Não acredito, contudo, em uma reviravolta capaz de tirar a conquista do tetracampeonato das mãos cruzeirenses.
A briga, a partir de agora, será pelas três vagas restantes para a disputa da Taça Libertadores da América em 2015, e seis, talvez sete times, estão no páreo. E duas equipes, pelo menos nesse momento, têm mais chances de carimbar o passaporte: Internacional e São Paulo. A última vaga será arduamente pleiteada por Atlético-MG, Grêmio, Corinthians, Fluminense e Santos, este último correndo por fora.
Será, sem dúvida, um final de campeonato com muitas emoções e jogos de alto risco, considerando que do segundo ao sétimo colocado apenas 6 pontos separam as equipes, e ainda haverá muitos jogos entre elas, nos famosos jogos de “seis pontos”. Fazendo um prognóstico e pela regularidade apresentada, aposto em Cruzeiro, Internacional, São Paulo e Atlético Mineiro na Libertadores ano que vem. Corinthians e Santos também podem ir, mas terão que conquistar o título da Copa do Brasil para isso.
Analisando o comportamento dos torcedores, podemos observar que muita coisa mudou nos últimos anos. Antigamente ninguém se contentava com “vaga para Libertadores”, todos queriam o título, brigavam por isso até as últimas conseqüências, mas a dificuldade do campeonato brasileiro e a falta de identificação de jogadores com as equipes fizeram as coisas mudarem.
Hoje o time contenta-se com uma vaga para disputar o torneio sul-americano, pois de certa forma já é um atrativo muito grande para a torcida e para o bolso dos clubes. No passado não era assim, ninguém se importava com a Taça Libertadores, mas hoje, se não for campeão, que pelo menos consiga a possibilidade de disputar o torneio mais importante da América do Sul, que além de uma boa premiação, também possibilita ao vencedor a chance de disputar o mundial de clubes.
Saindo do Brasil e voando para a Europa, vale fazer algumas considerações sobre o melhor jogador do mundo na atualidade, Cristiano Ronaldo, que tem marcado inúmeros gols e já conseguiu a proeza de balançar as redes por 13 vezes em apenas 7 partidas do Campeonato Espanhol. Não é a toa que o português é o atual detentor do disputadíssimo prêmio concedido pela FIFA aos melhores do planeta.
Publicado na edição nº 9755, dos dias 7 e 8 de outubro de 2014.