Nova rotina

0
1427

Galvão assume nova rotina em  São Paulo para fazer valer sua experiência do lado de quem precisa. Como parte da cúpula do governo de SP, na mesa de negociações vai ser a voz do interior. Geninho Zuliano, Lucas Serem e Galvão compõem o verdadeiro trio Parada Dura

Protestos silenciosos

Chegou a vez da professora Maria Antônia Casadei, a Nenê, e o jornalista Miguel Quessada receberem a vacina contra a Covid. Como não poderia ser diferente, fizeram do ato sua vitrine de protesto. Fizeram bonito.

 

Nas redes 1

Meu amigo Rodrigo Leite, depois de uma semana de tristeza, postou na sua rede este flagrante genial com o título: “do tamanho do seu sonho”. Quem quer faz.

 

 

 

 

Nas redes 2

Tem bebedourense de montão amando essa terra, mesmo não morando mais aqui. Um deles é João Matta. Nesta semana, João postou esta foto aérea, de um dos pontos mais lindos da cidade, clicado por ele mesmo, com seu drone de estimação. Com olhos de amar.

 

 

Frase da Semana:

“A diferença entre meninos e homens é o preço do brinquedo”.

Mariliz Pereira Jorge, jornalista, articulista da Folha de São Paulo, em referência à vontade de bilionários de explorar o espaço.

 

Nova rotina

Ao assumir o cargo de assessor de gabinete do vice-governador Rodrigo Garcia, Fernando Galvão tem sido reconhecido como articulador dos pedidos e necessidades dos gestores municipais paulistas. Dentre estes, para nossa sorte, está Bebedouro e as demais cidades reunidas no consórcio Codevar.

Nem tanto

Ouvimos sempre dizer que brasileiro é um povo solidário. Nem tanto… Uma fundação internacional ouviu pessoas de 114 países para ranquear os povos mais solidários do mundo. Essa pesquisa foi divulgada recentemente, há um mês, e por causa da pandemia, foi atestado que a solidariedade cresceu no mundo e no Brasil também. Mas sua posição continua longe dos países que mais doam, passando de 74º lugar para a posição 54º, em 2020.

Nem tanto 2

Segundo especialistas, falta engajamento à elite brasileira que não tem a cultura da doação entre suas prerrogativas, diferentemente dos ricos americanos, que justamente por terem enriquecido, doam para retribuir ao seu país e estão em 1° lugar em doações no mundo. No Brasil, os ricos acham que enriqueceram apesar do Brasil e, por isso, nada devem.

Antenado

O escritório Reis Advogados recebeu a certificação de qualidade ISO 9001:2015, cujo sistema visa garantir a otimização de processos e a agilidade no desenvolvimento de produtos para alcançar a sustentabilidade do negócio, já que suas práticas acontecem em conformidade com o atualíssimo SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade).

Reconhecimento em números

Em 27 anos de pesquisa, com mais de 80 estudos em andamento, 400 publicações científicas e cerca de 70 mestres formados pelo MasterCitrus – (Mestrado Profissional em Controle de Doenças e Pragas dos Citros) o Fundecitrus (Fundo da Citricultura) é considerado referência mundial no desenvolvimento de ciência para a citricultura, ao disseminar conhecimentos que auxiliam a sanidade dos pomares, de olho na economia tanto de recursos financeiros como de preservação dos recursos ambientais.

Como funciona

É essencial ao seu funcionamento, a parceria com citricultores que cedem áreas produtivas em suas fazendas para a realização de experimentos, que atualmente giram em torno de 70 áreas experimentais em mais de 390 hectares, distribuídos em 40 municípios de São Paulo e de Minas Gerais.

Teoria X prática

As pesquisas desenvolvidas bem próximas da realidade permitem avanços no manejo das principais pragas e doenças dos citros e os resultados são colocados em prática pelos próprios produtores, que se beneficiam com as informações para o cuidado de seus pomares.

Sabedoria

Em uma conversa informal sobre permanências e desígnios foi-me relembrado um ditado popular antigo, pelo leitor e assinante da Gazeta Antônio Carlos Fávero, que acrescentou um ponto ao dito: “Pau que nasce torto, morre torto e permanece torto até depois de queimado… É só olhar as marcas de suas cinzas”. Vivendo e aprendendo.

Olhos de ver

A Bolsa do Povo Educação SP quer alcançar e favorecer famílias de alunos para concorrerem a bolsas de R$ 500 mensais. Cada escola seleciona as famílias para participar. O estado pretende contratar 20 mil responsáveis de alunos da rede estadual para trabalhar nestas escolas, durante seis meses. O principal objetivo é auxiliar as famílias a superar os desafios educacionais e financeiros provocados pela pandemia e ampliar o envolvimento da comunidade escolar, reforçando vínculos entre alunos e suas famílias com professores e servidores da educação, além de gerar postos de ocupação. As inscrições seguem até 31 de julho e as contratações a partir de 16 de agosto.

Primeiro mundo

O órgão responsável pela defesa da competição da França multou o Google em 500 milhões de euros, cerca de R$3 bi, por não compensar os veículos de comunicação pelo uso dos conteúdos noticiosos em seus mecanismos de busca.

Lá e cá

As empresas de comunicação francesas afirmam que o Google não “negociou de boa fé” o uso do conteúdo noticioso que produzem, já que lei francesa de 2019 exige que as plataformas negociem essa compensação financeira em até três meses com qualquer empresa que solicite. Em nota, o Google afirmou que vai cumprir a decisão.

Já na Austrália, a companhia ameaçou bloquear sua ferramenta de busca como protesto contra projeto de lei que a obrigaria a pagar os veículos de imprensa pelos conteúdos online.

Enquanto isso, no Brasil… ah o Brasil, o mundo não nos leva a sério.

Publicado na edição 10.595, de sábado a terça-feira, 24 a 27 de julho de 2021.