

A falta de local apropriado para promoção das diversas modalidades esportivas fez com que no início dos anos de 1970 a municipalidade decidisse pela construção de um estádio municipal que, a princípio, seria localizado nos altos da Vila Major Cícero de Carvalho.
No entanto, a ampliação do projeto que passou a incluir ginásio de esportes e outras instalações, fez a Prefeitura buscar outro espaço, o que levou à desapropriação de grande área, sendo parte pertencente aos herdeiros de Moisés Mattos Silveira e a outra a João Casagrande Sobrinho.
O projeto foi elaborado pelos arquitetos paulistanos Nestor Lindenberg e Sérgio Tonissi e incluiu campo de futebol e ginásio esportivo, ambos com arquibancadas para cinco mil pessoas, tribuna e instalações para os atletas; piscinas; duas quadras de tênis descobertas; duas de basquetebol e voleibol; quatro pistas de malha e quatro de boliche; pista de corrida.
A construção teve início em 1972, no segundo mandato do prefeito Hércules Pereira Hortal, e demorou cerca de quatro anos para ser finalizada, na segunda gestão do prefeito Sérgio Sessa Stamato.
O projeto original, porém, passou por adequações, tendo em vista a intenção de que o complexo abrigasse outros tipos de eventos, principalmente a Festa da Laranja, que na última edição fora realizada no Estádio Arnoldo Bulle, pertencente à Associação Atlética Internacional.
Sendo assim, foram incluídos no complexo galpões permanentes para exposições, dependências administrativas, palcos, boxes e outras instalações que viabilizassem a realização da Festa no ano de 1976, prevista para ser a maior festa popular já realizada em Bebedouro.
Além do estádio e ginásio de esportes, a paisagem do entorno também foi consideravelmente modificada, com a construção de mais de uma centena de casas populares, que deu origem ao bairro Jardim Casagrande, a abertura de novas ruas e da avenida dr. Pedro Paschoal.
Finalmente, em 9 de julho de 1976, ocorreu a inauguração do Ginásio de Esportes Prof. Sérgio Baptista Zaccarelli e do Estádio Municipal Sócrates Stamato e concomitantemente a abertura da 1ª Feira Citrícola, Comercial e Industrial de Bebedouro.
A primeira edição da Festa teve a duração de dez dias e além da programação técnica voltada para a citricultura e diversas atrações para o público em geral, especialmente uma sequência de shows musicais que se tornou sua principal marca, cabendo ao cantor Jair Rodrigues a primazia de muitos que se seguiram naquela e em todas as edições seguintes da Feccib.
O local continuou sediando as Feccib’s até 1986, sendo que as edições seguintes da Festa passaram a acontecer no novo recinto que foi construído. Outra mudança refere-se à destinação do Estádio Municipal à Associação Atlética Internacional que, após uma série de adequações, passou a sediar os jogos do veterano time bebedourense.
Os patronos
Sérgio Baptista Zaccarelli: bebedourense, filho de tradicional família, ocupou a chefia da Secretaria da Economia e Planejamento do Estado de São Paulo durante a gestão do governador Laudo Natel. Nessa condição atuou de forma expressiva em prol de Bebedouro, viabilizando a criação do Distrito de Saúde, a instalação da Delegacia de Ensino e a construção de pontes municipais, assim como do ginásio de esportes. Condecorado com o título de “Filho Ilustre de Bebedouro”, por meio de decreto do executivo, o seu nome foi destinado ao complexo esportivo. Além da atuação na área pública, Sérgio Baptista Zaccarelli teve respeitada carreira no campo acadêmico. Graduado pela Politécnica da Universidade de São Paulo em 1955, iniciou a carreira no ano seguinte na mesma instituição. Considerado um dos ícones da Faculdade de Economia da USP, faleceu em 16 de maio de 2013, aos 82 anos.
Sócrates Stamato: bebedourense, filho de Miguel e Fanny Stamato, formou-se cirurgião dentista em São Paulo, dedicava-se à área agrícola em suas propriedades rurais. Embora não tenha ocupado nenhum cargo público e tampouco tenha se candidatado em eleições, teve atuação expressiva no campo político, tendo sido presidente do Partido Social Democrata e da Aliança Renovadora Nacional – Arena. Casado com Olga Sessa Stamato, era pai de Sérgio Sessa Stamato, prefeito por três vezes e uma das principais lideranças políticas da história bebedourense. Faleceu em 5 de fevereiro de 1970, aos 63 anos.
(Colaboração de José Pedro Toniosso, professor e historiador bebedourense,
www.bebedourohistoriaememoria.com.br).
Publicado na edição 11.021, sábado a terça-feira, 25 a 28 de julho de 2026 – Ano 102




